Porto Velho (RO) terça-feira, 17 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

País poderá ser maior produtor de biodiesel do mundo


Nielmar de Oliveira
Agência Brasil

Rio de Janeiro - Embora a cultura da soja responda atualmente por cerca de 60% da produção brasileira de biodiesel, a inserção do produto na matriz energética do país deverá incrementar a plantação de outras oleaginosas. A afirmação foi feita à Agência Brasil pela coordenadora de Biodiesel do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Edna Carmélia.

"Esta possibilidade acelera a inclusão social, diversifica a nossa matriz energética e possibilita a economia de divisas com a importação de diesel", acrescentou. Para Carmélia, o fato de o Brasil ter tecnologia para processar biodiesel utilizando diversos tipos de oleaginosas como matéria-prima, é uma vantagem que levará o país a se transformar, em poucos anos, no maior produtor de biodiesel do mundo.  

"Está vindo aí, do curto para o médio prazo, uma intensa diversificação da produção de oleaginosa no país. A soja deverá ser a matéria-prima que vai sustentar o biodiesel nestes primeiros anos e permitir que essa diversidade -  uma das grandes características do Brasil na produção do biodiesel – nos leve a esse patamar [de maior produtor do mundo]".

A coordenadora do MDA explicou que a natureza do biodiesel em sua cadeia produtiva é a do aproveitamento do óleo vegetal. Como a soja tem muito pouco óleo vegetal, a tendência é de que se aumente o cultivo de outras culturas – uma vez que aumentar a produção de soja para produzir biodiesel significa ter que consolidar outra cadeia - muito mais ampla - que é a do farelo de soja.

"A cada cem partes da soja, você tem 19 de óleo e o resto é farelo. A tendência, portanto, é ampliar aquelas oleaginosas que tem mais óleo, como é o caso da mamona – que tem cerca de 50% de óleo em sua composição – ou do girassol, cujo percentual é ainda maior. O dendê, a canola e o amendoim também são alternativas atrativas", garantiu.

"Este elenco de matérias-primas para a produção do biodiesel é uma característica única do Brasil. Se formos olhar para a produção da Alemanha, por exemplo, ela é proveniente basicamente do couro da canola" ressaltou.

Edna Carmélia destacou, ainda, outra vantagem do país: "Nós temos diversas alternativas tecnológicas de processamento que permitem melhor uso da terra, melhor uso da mão-de-obra e, principalmente, sem qualquer risco para o meio ambiente - desde que tudo seja feito com responsabilidade ambiental". 

Mais Sobre Política - Nacional

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

 Há pelo menos seis anos, setores do governo brasileiro estudam construir quatro grandes hidrelétricas, duas delas na Região Norte, uma delas em Rondô

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira o PL 2438/19 de autoria da deputada Mariana Carvalho (RO) e do deputado Rafael Motta que

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Implacável para condenar lideranças do PT na República de Curitiba, a Justiça brasileira não mostra o mesmo furor para investigar e julgar os tucanões

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o anúncio da liberação de saques das contas ativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviç