Quinta-feira, 3 de março de 2011 - 13h02
O deputado federal Padre Ton (PT) visitou ontem (2) a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), vinculada ao Ministério da Saúde, para conhecer as atividades recém iniciadas do setor e levar informações sobre a situação dos povos indígenas de Rondônia. Ele e o prefeito Padre Franco (Cacoal) foram recebidos pelo secretário Antônio Alves de Souza.
A Sesai foi criada em outubro de 2010 e passa por um processo de transição, com a utilização da estrutura pertencente à Fundação Nacional de Saúde (Funasa), instituição que até aquele momento prestava atendimento à população indígena. O governo do presidente Lula decidiu retirar da Funasa o gerenciamento da saúde dos 225 povos que vivem no Brasil devido às denúncias de irregularidades na aplicação dos recursos e mau atendimento prestado.
“ Muitas organizações não governamentais se incumbiam da tarefa de prestar o atendimento, mas não era feita a devida fiscalização desse trabalho e prestação de conta dos recursos, e essa foi uma da razões para que ocorresse a mudança, segundo explicou o secretário”, diz o deputado.
Segundo o deputado, a transição pela qual passa a Sesai deve ocorrer até abril. “Foram criados 34 Distritos Sanitários Indígenas, dois deles em Rondônia, nas cidades de Porto Velho e Vilhena”.
O deputado e o prefeito fizeram um rápido relato da situação indígena em Rondônia, em que a estrutura de atendimento é precária, e o número de indígenas com problemas de saúde é preocupante.
Ao deputado foi solicitado que verifique junto ao prefeito de Porto Velho a possibilidade de cessão de um terreno no distrito de Extrema para que seja instalada uma unidade de atendimento.
Fonte: Mara Paraguassu
Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d
O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do