Terça-feira, 22 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Padre Ton: PT define Código Florestal esta semana



O deputado Padre Ton acredita que ainda esta semana o governo e o Partido dos Trabalhadores apresentam a sua contraproposta para emendas ao substitutivo do deputado Aldo Rebelo, relator do projeto de reforma do Código Florestal, matéria que na Câmara dos Deputados opõe ambientalistas e ruralistas. A afirmação foi feita durante seminário realizado sexta-feira, em Nova Brasilândia, quando o deputado fez palestra sobre as mudanças no Código para representantes de produtores rurais.

“Defendo que o governo pague aos agricultores familiares pela porcentagem da Reserva Legal que eles têm”, disse Padre Ton, para quem o assunto precisa ser mais discutido, e que mais tempo seria necessário para um melhor entendimento a respeito de matéria tão importante, “para que daqui dois ou cinco anos, não precisemos fazer a reforma novamente”.

O deputado disse que discorda de alguns pontos na proposta de reforma, e que alguns parâmetros, como a agricultura familiar, têm de ser revistos urgentemente. Para ele, o projeto não diferencia a agricultura familiar da grande produção, e questiona a possibilidade de uma propriedade ter Reserva Legal (RL) em outro estado, prevista no substitutivo.

No evento que contou com a presença de várias autoridades como o prefeito Silas, deputada federal Marinha Raupp e senador Valdir Raupp, ambos do PMDB, além do deputado estadual Luiz Cláudio, Padre Ton enfatizou seu apoio às causas da agricultura familiar no Congresso Nacional, momento em que informou que foi escolhido pelo Partido dos Trabalhadores para participar como membro da comissão do partido, junto com governo, das negociações para o encaminhamento da votação do substitutivo do deputado Aldo Rebelo, relator do projeto de reforma do Código Florestal.

Padre Ton destacou que existem divergências dentro do Congresso, entre ruralistas, ambientalistas e entre representantes da agricultura familiar, mas acredita que até o final de abril o projeto será votado na Câmara e encaminhado ao Senado.

Entretanto, conforme destacou, nem tudo é divergência. Padre Ton observou pontos positivos como o fim da burocracia para as questões de averbação.

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)