Quinta-feira, 31 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Padre Ton coordena comissão que vai investigar violência contra os índios Guarani Kaiowá em MS


Coordenador da Comissão Externa criada a seu pedido pela Câmara dos Deputados para averiguar a violência cometida contra os índios Guarani Kaiowá, em Mato Grosso do Sul, o deputado Padre Ton (PT-RO) promove diligência hoje, sexta (2) e sábado (3), na região de Dourados, trabalho que será feito em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos e Minorias.

Os índios Guarani Kaiowá tem sofrido sistemática violência cometida por pistoleiros da região. Em setembro, cerca de 40 pistoleiros atacaram uma comunidade Guarani Kaiowá, e no mês de novembro o cacique Nísio Gomes, de 59 anos, foi assassinado no município de Amambaí depois de ter sido sequestrado por pistoleiros. O clima continua tenso na região, e os índios vivem total insegurança, segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

“O que está acontecendo com os povos indígenas de Mato Grosso do Sul é um genocídio sem trégua. Somente com dados colhidos através do noticiário, já são 250 os índios assassinados naquele Estado nos últimos 8 anos, sem contar as diversas ocorrências de violência registradas”, afirma o deputado federal Padre Ton, coordenador da Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas.

A diligência a Mato Grosso é composta ainda pelos deputados Domingos Dutra (PT-MA); Biffi (PT-MS); Luiz Couto (PT-PB) e Érika Kokay (PT-DF). A eles irão se integrar deputados estaduais e representantes de instituições, entre elas a Funai, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e Cimi. A Comissão de Direitos Humanos e Minorias aprovou por unanimidade requerimento de Érika Kokay para a diligência. 

Programação

Às 10h30 de sexta-feira, 2, os deputados encontram lideranças indígenas em auditório da Universidade Federal de Dourados, e à tarde o encontro ocorrerá com autoridades do Ministério Publico Federal e Polícia Federal, na sede da Procuradoria da República.

No sábado, 3, os integrantes da diligência visitam as comunidades indígenas Kurusu Amba, município de Coronel Sapucaia e Guaviry, município de Amambaí, indo ainda a um acampamento indígena às margens da BR próxima a Dourados.

Fonte: Mara Paraguassu

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 31 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Gente de Opinião Quinta-feira, 31 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)