Quarta-feira, 20 de novembro de 2013 - 18h25
A violência contra os negros e a reserva de vagas em concursos públicos, prevista no Projeto de Lei (PL 6738/2013) enviado pela presidente Dilma Rousseff à Câmara dos Deputados, foram os pontos ressaltados pelo deputado federal Padre Ton (PT-RO) hoje (20) a tarde durante Ato pelo Dia da Consciência Negra promovido pela Frente Parlamentar dos Direitos Humanos.
O deputado Padre Ton destacou estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado ontem (19), em que a população negra responde por 71,5% dos casos de homicídio, enquanto a população branca representa 28,5%. O parlamentar condenou a violência, de raízes históricas, que também acomete o povo indígena, igualmente vítima de preconceito e discriminação.
“Entre os jovens a situação não é diferente. Também nesta faixa etária os negros são as principais vítimas da violência, respondendo por 69,4% dos casos contra 30,6% da população branca”, registrou em pronunciamento.
Em defesa do PL 6738/2013, o deputado Padre Ton disse, em defesa da reserva de vagas para negros em concursos públicos, ser necessária a continuidade de políticas que possam reduzir “a perversa desigualdade de oportunidade entre negros e brancos verificada na ocupação de cargos públicos federais”.
“Nos níveis em que se é exigido nível superior, apenas 21,1% dos cargos são ocupados por negros, enquanto nos postos de auxiliares eles representam 65%”, afirmou Padre Ton, pedindo às pessoas presentes que manifestem apoio à aprovação do projeto de lei.
O Ato do Dia da Consciência Negra, lembrado em razão da morte do líder Zumbi dos Palmares, assassinado por tropas do Brasil-Colônia, contou na abertura com apresentação de capoeiristas da União de Capoeira do Distrito Federal, dos mestres Suely e Foca.
Além do deputado Padre Ton, estiveram no ato os deputados Protógenes Queiroz (PC do B-SP); Chico Alencar (PSOL-RJ); Ivan Valente (PSOL-SP); Eudes Xavier (PT-CE); Amarildo Teixeira (PT-BA); Domingos Dutra (Solidariedade-MA); Jean Willys (PSOL-RJ); Benedita da Silva (PT-RJ); Luiza Erundina (PSB-SP); Erika Kokai (PT-DF) e Janete Pietá (PT-SP).
Fonte: Mara Paraguassu
Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d
O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do