Segunda-feira, 28 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Padre Ton cobra registro sindical de entidades de RO


O registro sindical de três entidades de Rondônia foi tema de audiência hoje (20) do deputado Padre Ton (PT-RO) com o assessor especial do ministro Carlos Lupi (Trabalho), Fabrício Dutra. O mandato acompanha no órgão a tramitação de três processos de registro, e o deputado marcou a audiência para cobrar “agilidade na análise” dos documentos.

Os registros são do Sindicato dos Trabalhadores Autônomos e Transportadores de Cargas em Geral e Transportes Diferenciado do Estado de Rondônia; Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros de Rondônia e Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Nova União.

“Todos eles me acionaram para que o mandato pudesse acompanhar, em Brasilia, o andamento dos processos de Registro Sindical. É o que estamos fazendo”, diz Padre Ton. O assessor Fabrício Dutra explicou o andamento dos processos, mostrando os últimos encaminhamentos feitos, prometendo agilidade na tramitação.

Ele esclareceu que não é possível dizer se o pedido de registro será deferido ou não, mas fez uma análise de cada situação. O processo do Sindicato dos Trabalhadores Autônomos e Transportadores de Cargas, iniciado em março de 2010, foi encaminhado para publicação e possivelmente antes do início de novembro esteja no Diário Oficial, possivelmente com parecer pelo deferimento.

O do Sindicato dos Trabalhadores de Nova União também foi para uma primeira publicação, e pode ainda requerer alguma revisão. E o do Sindicato dos Soldados da Borracha se depara com a falta de categoria normatizada pelo Ministério do Trabalho para este grupo, Soldados da Borracha.

O deputado Padre Ton fez um apelo para que se possa ver de que maneira eles possam se organizar, e a ele foi sugerida fazer uma pesquisa para saber se poderiam ser incluídos na categoria seringueiros ou de extrativistas, caso já existam enquanto associação sindical.

Fabrício Dutra garantiu agilizar os processos e colocou o Ministério do Trabalho à disposição do deputado para informações e encaminhamentos necessários destinados a atender interesses da população de Rondônia.

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 28 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Gente de Opinião Segunda-feira, 28 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)