Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

'Origem do meu governo está nas lutas sociais'


247 Seguindo a tradição iniciada pelo ex-presidente Lula em seu primeiro ano de governo, 2003, seguindo até o último, 2010, a presidente Dilma Rousseff participou nesta quinta-feira 19 da celebração de Natal dos catadores e moradores de rua no Centro de Exposições Anhembi, em São Paulo. O encontro do presidente da República com os personagens mais pobres da cena urbana virou marca registrada das gestões do PT, fortalecida com a adesão de Dilma.

“A origem do meu governo está nas lutas sociais”, discursou a presidente, ao lado dos ministros Gilberto Carvalho, Tereza Campello, Alexandre Padilha e Aloizio Mercadante, além do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e do deputado Paulo Maluf (PP-SP), que foi vaiado. A presidente ressaltou que "é impressionante" o que a categoria conquistou até aqui, com a formação de catadores e a inclusão da tecnologia, e lembrou que "hoje, nós reconhecemos as demandas de todas as parcelas da população".

Mais cedo, pelo Twitter, ela falou sobre a tradição do evento e a participação anual do presidente da República, iniciada por Lula. "O presidente Lula iniciou uma tradição, que eu mantenho, de celebrar o Natal com os catadores e moradores de rua. É uma oportunidade para lembrar que o nosso governo tem compromisso com todos os brasileiros e brasileiras. Esse Natal com os catadores e os moradores de rua é sempre emocionante. Hoje estarei em São Paulo para mais uma dessas celebrações", escreveu.

Dilma Rousseff ressaltou também o fato de que o local da feira Expocatadores, que também acontece no Anhembi, é um "espaço privilegiado para exposições internacionais". "Visitarei a Expocatadores. Imagine vocês, uma feira de catadores em pleno Anhembi, espaço privilegiado para exposições internacionais", disse.

"A cerimônia reafirma que o Estado brasileiro trabalha para todos, criando condições para que todos tenham direito a oportunidades", afirmou Dilma, lembrando que "hoje, todos os moradores de rua têm direito ao Bolsa Família e acesso aos Centro POP – Centros de assistência social para a população de rua". A presidente também participa do Prêmio Cidade Pró-Catador, de boas práticas de inclusão dos catadores.

A presença do presidente da República no encontro de Natal dos catadores e moradores de rua de São Paulo foi iniciada por Lula no dia 24 de dezembro de 2003 e cumprida até o último ano da gestão do ex-presidente, período em que foi convidado de honra de todas as cerimônias anuais. Desde que deixou o poder, a presença passou a ser marcada por Dilma Rousseff. O antecessor, no entanto, sempre manteve reuniões com a categoria.

Fonte: Portal 247

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)