Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

OPINIÃO: Limpando a casa


 

A história da Humanidade se resume a uma simples constatação: a maioria mobilizada domina as minorias desorganizadas. Assim foi, assim é, assim será. No Brasil foi sempre a mínima minoria contra a máxima maioria. Um bocadinho contra o resto. Na colônia, no império, em todas as repúblicas, e até na ditadura. O Brasil é o país das minorias, o desfile nababesco das oligarquias para os olhos tristes de uma gente que pelas frestas da prisão social só espia.

A maioria foi sempre a massa, o resto, o nada, os que dão votos contra eles mesmos. Voto de cabresto, voto marmita, voto alugado, financiado e comprado. Todos, subsidiado pelo corrupto predileto contra o indefeso cidadão esperto, analfabeto.

Agora, para contradizer a regra, surge, da mobilização das massas, afogada em anos de repetidos escândalos e descasos, o Projeto de Lei Ficha Limpa. É um sopro de luz frente a nebulosa corrupção histórica no Brasil, é um grito de alento, de socorro. Com mais de 1,6 milhões de assinaturas, o Projeto segue, depois de alguns sujos enxertos – nada é perfeito - para sansão do presidente Lula. É, sobretudo, uma vitória da democracia, dos anseios da ampla maioria, uma expressiva manifestação de cidadania.

Com os muitos brasis em suas continentais distâncias, é chegada a hora do brasileiro se mobilizar pela onipresente internet. É hora da consciência cívica entrar na casa de todo cidadão, estar no seio da família brasileira, nos ensinar a amar e lutar por este país. É chegada a hora de usar a liberdade de expressão e de opinião, começar a ser um cidadão plenamente constituído.

A campanha que hora aplaudimos, prospera e vitoriosa, teve como grande palco a internet, entrando de casa em casa, escola em escola, consciência por consciência. Silenciosa, ela percorreu todos os cantos do Brasil dando voz a quem estava isolado no mais distante rincão. Do seu silêncio, ouvimos o protesto emudecido do brasileiro, dizendo um basta a deputados mensaleiros, anões de orçamentos e mentalidade, rufiões de sonhos e proxenetas do voto. De e-mail em e-mail, de assinatura em assinatura, fomos inteiros, brasileiros em consciência plena, realizando uma sufocante pressão popular.

Cada deputado, no frio mofo dos gabinetes recebia, a cada dia, mais de 15 mil emails pedido pela aprovação do Ficha Limpa. A sociedade pediu, exigiu, e conseguiu.

A campanha do Ficha Limpa deveria ser a eterna campanha pela moralização em nossa política, firmando um marco na vida pública brasileira do antes e depois dela. É preciso fazer mais. Exigir mais, reboar pelos quatro cantos do país nosso surdo grito indignado!

Ainda a tempo de fazer este país um lugar um pouco melhor para se viver. A sensação que temos quando vemos um sonho se tornar realidade é apenas essa: que a vigília esteja sempre desperta, pois ela é o preço de nossa liberdade.

Fonte: Petrônio Souza Gonçalves é jornalista e escritor www.petroniosouzagoncalves.blogspot.com

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)