Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Opinião: Bons negócios para micro e pequenos empresários de agroindústrias


Por: Léa Lagares (1)

A apresentação de um estande coletivo pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE em eventos de negócios setoriais tem sido uma das ações da entidade na busca de bons negócios para produtores, associações e cooperativas. O objetivo do SEBRAE é preparar as empresas para serem competitivas, independente do tamanho.

Mesmo de pequeno porte, essas empresas estão preparadas para atender demandas do mercado interno e externo, e devem aproveitar a oportunidade para se apresentar da melhor maneira possível e mostrar seu produto, inclusive fora do seu Estado de origem, expandindo sua rede de contatos e de clientes. Mas essa é apenas uma das ações planejadas pela entidade, entre os projetos em andamento para o período de 2010-2012.

A fruticultura é uma das maiores carteiras do agronegócio no SEBRAE, contando, atualmente, com 48 projetos, investimentos da ordem de R$ 35 milhões do SEBRAE e mais 304 parceiros, beneficiando cerca de 8.200 produtores e empresários agroindustriais de 361 municípios em 21 estados. O aporte de recursos do SEBRAE é da ordem de R$ 14 milhões, correspondente a 40% do volume de recursos investidos.

Os projetos são construídos localmente e de forma participativa, envolvendo produtores, empresários e parceiros, onde as ações são definidas de acordo com os objetivos a serem alcançados por cada grupo.

As ferramentas necessárias para o alcance dos resultados são disponibilizadas pelo SEBRAE ou pelos parceiros, conforme a competência de cada um. É uma relação de duas vias, na qual o comprometimento dos produtores e empresários é fundamental, pois a proposta é fazer com, e não por eles.

O SEBRAE e os parceiros oferecem aos produtores e empresários capacitação permanente, que inclui aprendizado sobre negociação comercial e preparação de produtos.

Essas capacitações, além dos aspectos gerenciais, tecnológicos e de mercado, como o desenvolvimento e a diferenciação dos produtos, embalagem e rotulagem, também abordam conceitos comportamentais, tendo em vista que a postura empresarial diante de seus clientes é tão importante quanto a qualidade e a apresentação do seu produto.

Só para se ter uma idéia do potencial de feiras e eventos para a promoção de negócios, na edição de 2009 da Fruit & Tech – Feira Internacional de Frutas, Legumes e Derivados, Tecnologia e Logística, as Rodadas de Negócios efetivaram 255 reuniões em três dias de evento com a participação de 65 empresas produtoras de frutas e legumes frescos e processados. Participaram das Rodadas 15 compradores internacionais de mercados já consolidados, como Europa e Estados Unidos, além de importadores do Oriente Médio, África do Sul, Rússia e América do Sul.

A Fruit & Tech trouxe compradores de países com potencial de crescimento na importação de frutas e seus derivados do Brasil para atender à demanda dos empresários brasileiros por inserção de seus produtos em novos mercados. Entre os países visitantes, marcaram presença Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, China, Equador, Estados Unidos, França, Inglaterra, Israel e Tunísia. Pode-se dizer que a feira aproximou a demanda com a oferta, possibilitando às pequenas empresas a oportunidade de negociar de frente com grandes compradores, além de compradores nacionais vindos de diferentes Estados.

Em 2010, o SEBRAE Nacional já confirma sua participação como patrocinador da Fruit & Tech, e volta a disponibilizar um estande coletivo para promover empresas de micro e pequeno porte, que poderão demonstrar todo potencial dos seus produtos, promovendo a comercialização, nos mercados interno e externo, de frutas in natura como banana, abacaxi, limão, caju, uva, manga, pinha, caqui, pêssego e inúmeras outras, além de frutas secas, polpas, doces e geléias de frutas de clima tropical e temperado, visando repetir o sucesso do ano passado.

(1) Lea Lagares é Coordenadora Nacional das Carteiras de Fruticultura e de Vitivinicultura do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE.

FRUIT & TECH
Jornalista para Contato: Hed Ferry – redacao.hed@ppagina.com
Telefone de contato: 11 5575-1233 – ramal 220 / 11. 9655-0720
PRIMEIRA PÁGINA - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E EVENTOS
Jornalista responsável: Luiz Carlos Franco (Mtb. 10.993)
www.ppagina.com

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)