Domingo, 24 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Operários da construção civil deflagram greve em Fortaleza


 

Alex Rodrigues
Agência Brasil

Trabalhadores da construção civil da Grande Fortaleza (CE) cruzaram os braços hoje (23), por tempo indeterminado. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil, vinculado à Conlutas, o aviso de paralisação já havia sido aprovado e comunicado no último dia 11, devido à recusa dos empresários do setor em negociar as reivindicações da categoria. De acordo com as entidades trabalhistas, a greve atingirá 14 municípios, além da capital cearense.

Operários de vários canteiros de obra interromperam os trabalhos pela manhã. A intenção era fazer uma passeata pela Avenida Beira-Mar, mas a polícia bloqueou a passagem dos grevistas, que, acompanhados de um carro de som, concentraram-se no cruzamento das avenidas Barão de Studart e Historiador Raimundo Girão – a uma quadra da orla. Policiais militares impediram que o ato fosse finalizado. Uma nova passeata foi agendada para amanhã (24).

“Amanhã, a luta continua. Queremos mostrar a real cara do trabalhador brasileiro aos turistas que lotaram Fortaleza”, declarou à Agência Brasil o diretor sindical Francisco Edneudo Braz da Silva, explicando que o movimento só não contou com mais operários porque, em virtude do jogo entre Brasil e Camarões hoje, muitas empresas não tiveram expediente.

Segundo o sidicalista, já ocorreram várias rodadas de negociação e houve consenso. “Os empresários não aceitam negociar nem mesmo a concessão do plano de saúde, mesmo a mortalidade do setor estando alta. Só este ano já perdemos sete companheiros em acidentes de trabalho.”

Os trabalhadores pedem 15% de aumento salarial, mas, de acordo com o sindicato, os empresários oferecem 7,5%. A categoria também reivindica cesta básica de R$ 150; pagamento de hora-extra aos sábados; concessão de plano de saúde e de auxílio-creche. Os operários também cobram melhores condições de trabalho e que 5% das vagas existentes em cada canteiro de obra sejam destinadas à mulheres.

Devido ao jogo da seleção brasileira, a Agência Brasil não conseguiu falar com nenhum representante do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE).

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Gente de Opinião Domingo, 24 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)