Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

OPERAÇÃO TITANIC: presos em RO. transferidos para ES, inclusive filho de governador


Nove pessoas presas em São Paulo e Rondônia, dentro da Operação Titanic, serão ouvidas na sede da Polícia Federal, em São Torquato, Vila Velha, nesta terça-feira (08). Três detidos em São Paulo foram encaminhados para o Espírito Santo ainda nesta segunda-feira (07), quando foi deflagrada a ação contra a fraude na importação de veículos e de mercadorias de luxo.

Em Rondônia, seis pessoas foram presas, entre elas Ivo Júnior Cassol, 27 anos, filho do governador de Rondônia, o primo dele, Alessandro Cassol, e o suplente de senador Mário Calixto. Os detidos embarcaram na Porto Velho em um jatinho da Polícia Federal com destino a Vitória. Eles também serão levados para Vila Velha, onde prestarão depoimento.

O procurador da República no Espírito Santo, Helder Magno da Silva, responsável pelas investigações que resultaram na Operação Titanic, revelou que o empresário capixaba Adriano Scopel, outro detido na operação, tinha benefícios referentes ao recolhimento de ICMS em Rondônia.

O procurador não descarta o envolvimento do governador de Rondônia, Ivo Cassol. No mesmo Estado foi detido um auditor da Receita Federal. Dos 23 mandados de prisão expedidos pela Justiça, o único que falta ser cumprido pede a prisão do empresário capixaba Antonio Cláudio Diniz de Oliveira dos Santos, conhecido como Baducho. Ele está nos Estados Unidos e deve ser detido pelo FBI.

Entenda a Operação Titanic

O procurador Helder Magno revelou que as investigações, que culminaram na Operação Titanic, partiram da apreensão de uma lancha que era do traficante colombiano Ruan Carlos Abadia e foi vendida pelo braço direito dele, o empresário Daniel Marostica, para Adriano Scopel. O empresário capixaba teria pago US$ 1,6 milhão pela embarcação de luxo.

A partir daí, a Polícia Federal, a Receita Federal e o Ministério Público Federal identificaram um esquema de importação de veículos liderado por Scopel. “Eles corrompiam uma série de servidores da Alfândega e Anvisa. O esquema consistia em declarar nos documentos de importação um valor inferior ao valor real do bem importado”, disse Magno.

Proprietário da empresa Tag Importação e Exportação de Veículos Ltda, que tem sede em Porto Velho, numa sala comercial no centro da capital roraimense, Scopel usufruia de um programa de incentivos fiscais. “Há um auditor da Receita Federal em Rondônia que era ponte do esquema. Ele deveria aplicar multas e fiscalizar, mas essa pessoa foi corrompida e não fiscalizou”, contou o procurador.

Com a Operação Titanic nesta segunda-feira (07), Outros dois auditores foram presos no Espírito Santo. Alberto da Silva e Max Marçal, esse último apontado como ocupante de um cargo de chefia no terminal portuário de Peiú, em Vila Velha. Isso colocava Marçal no comando de um setor importante da Alfândega. O terminal de Peiú é de propriedade da família Scopel e através desse porto que traziam veículos de alto luxo e esteiras, além de peças de veículos.

Além dos crimes de sonegação praticados no Espírito Santo, Rondônia, São Paulo e Minas Gerais, o grupo também será autuado por crimes no Estados Unidos e Canadá, onde apresentavam documentação fiscal falsa para importar veículos de alto luxo. Há ainda o envolvimento de um funcionário da alfândega norte-americana, identificado inicialmente como Eduardo, que também colaborava com o esquema nos EUA.

Os presos responderão por evasão de divisas, crime contra a ordem tributária e contra o sistema financeiro nacional, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva, entre outros. Se condenados, os responsáveis podem pegar mais de 30 anos de prisão.

Fonte:Jornal A Gazeta

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)