Sexta-feira, 8 de agosto de 2014 - 13h32
Brasília, DF – O senador Odacir Soares (PP-RO) defendeu, nesta sexta-feira (8), projeto aprovado na última quarta-feira (6) na Câmara dos Deputados que regulamenta a profissão do paralegal, ou seja, o bacharel em Direito que ainda não foi aprovado na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e não tem registro de advogado. A proposta deve chegar ao Senado nos próximos dias.
De autoria do deputado Sergio Zveiter (PSD-RJ), o projeto (PL 5749/2013) modifica o Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/1994). Pela proposta, o paralegal poderá exercer as mesmas atividades do estagiário de advocacia, auxiliando o advogado. Originalmente, o texto previa a inscrição de paralegal sem limite de tempo, mas o projeto foi modificado a fim de dar um prazo de três anos para a atividade.
Odacir Soares disse que ficou surpreso ao saber que o presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, é contra a proposta. Para o senador, a iniciativa vai favorecer a melhor qualificação dos bacharéis em Direito para conseguirem a aprovação na prova da Ordem.
- É muito mais fácil hoje no Brasil ser contra o ensino jurídico nas faculdades de Direito, que é de péssima qualidade, do que se procurar invalidar o aproveitamento de milhares e milhares de bacharéis em Direito na atividade específica para qual eles se prepararam – opinou.
O senador disse que apoiará o projeto no Senado devido ao seu “alto alcance social e por permitir que o bacharel em Direito esteja mais preparado para o exame da OAB”.
Não existe um número consolidado, mas acredita-se que, em Rondônia, existam aproximadamente oito mil bacharéis em Direito e cerca de seis mil e duzentos advogados inscritos na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Fonte: AGÊNCIA SENADO
Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d
O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do