Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

O 1º presidente operário vai passar a faixa para a 1ª mulher presidente do Brasil


 

Renata Giraldi

Agência Brasília,
Brasil – O Palácio da Alvorada se transformou em um local de comemorações de aliados e simpatizantes da presidente eleita Dilma Rousseff (PT). Desde o começo da tarde ontem (31), presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu visitas. Mas evitou aparecer em público. Por intermédio do seu chefe de gabinete, Gilberto Carvalho, Lula avisou que o dia era da presidente eleita Dilma Rousseff (PT).

A presidente eleita chegou por volta das 22h45 no Palácio da Alvorada. Vários aliados quiseram celebrar a vitória com Lula, o que provocou um congestionamento na entrada da residência oficial do presidente. Uma fila de carros se formou em frente ao local. Impaciente para entrar no Alvorada, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, desceu do carro e liderou um movimento para que todos fizessem o mesmo.

Bernardo, o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, e a senadora eleita pelo PT do Paraná, Gleisi Hofmann, seguiram a pé do portão do palácio até a entrada do prédio. Minutos depois chegaram mais aliados, ministros e os governadores eleitos Eduardo Campos (Pernambuco), Jaques Wagner (Bahia), Cid Gomes (Ceará) e Marcelo Déda (Sergipe).

“O primeiro presidente operário vai passar a faixa para a primeira mulher presidente [do Brasil]. É uma quebra de paradigma”, disse Déda, celebrando a vitória. O vice-presidente eleito Michel Temer (PMDB) também não escondeu o entusiasmo com o resultado das eleições, mas evitou opinar sobre o papel do PMDB no futuro governo Dilma.

“É muito cedo [para falar sobre isso]”, disse Temer. “A vitória foi boa, esperada e consolidada. Está todo muito feliz e agora é olhar para frente”, completou.

A vitória da candidata do PT foi comemorada, no Alvorada, pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), os ministros Franklin Martins (Comunicação Social) e Celso Amorim (Relações Exteriores), além do coordenador de campanha de Dilma, José Eduardo Cardozo (PT-SP), assim como o chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho.

O chanceler Celso Amorim afirmou que Dilma dará continuidade ao projeto do presidente Lula, de diversificar as relações políticas, diplomáticas e comerciais. Mas, citando um ditado francês, Amorim ressaltou que cada um tem seu próprio “estilo” que é marca pessoal e, portanto, com a presidente eleita não será diferente.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)