Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Novo Código Florestal será votada na 1ª semana de maio



Em entrevista por telefone, de Washington - capital dos Estados Unidos, onde participa de uma missão oficial da Câmara, o deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO) comemorou o anúncio feito na tarde de ontem pelo presidente da Câmara, Marco Maia, de votar o projeto do novo Código Florestal Brasileiro já na primeira semana de maio. O anúncio veio após uma longa reunião de líderes. De acordo com o presidente, a matéria será incluída na pauta do Plenário nos dias 3 e 4.

“Não poderia haver notícia melhor nesse momento para todos nós que encampamos essa luta difícil, principalmente os produtores rurais brasileiros que estão angustiados e há tanto tempo esperam por essa votação. O presidente Marco Maia prova que é um homem de palavra e que tem a sensibilidade necessária para compreender que este é um assunto de interesse nacional”, disse o deputado.

Moreira afirmou que todos os esforços estão sendo feitos no sentido de estabelecer um consenso em torno da proposta do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Ele lembrou que o movimento mais significativo foi dado pelo governo federal, por iniciativa do vice-presidente Michel Temer, que reuniu na semana passada as bancadas pró e contra o Código Florestal para discutir os pontos divergentes do relatório.

“Desde o início das discussões, tenho batido na tecla de que o debate não pode ser feito apenas com a visão de grupos, mas com a visão de nacionalistas que somos, porque o Congresso representa o Brasil, e, portanto, precisa legislar para todos os brasileiros”, reforçou Moreira Mendes.

Ainda de acordo com o parlamentar rondoniense, o presidente Marco Maia acertou ao definir uma data para votação da proposta. “Não dá mais para adiar essa votação. O prazo dado pelo governo aos produtores rurais está se esgotando em 11 de junho. Todo mundo está com a corda no pescoço. O projeto já foi discutido em dezenas de audiências Brasil afora, internamente, na Câmara, por meio da Comissão Especial, e em todas as instâncias da sociedade. Há pontos polêmicos? Sim. Há divergências? Algumas. Mas o Plenário é o local mais apropriado para discutirmos isso”, reiterou.


Acordo

O presidente da Câmara, Marco Maia, admite que não haverá um acordo total sobre o parecer do deputado Aldo Rebelo, mas acredita que haverá acordo sobre 99% dos dispositivos do código. Ele adiantou que os ministros da Agricultura, Wagner Rossi; do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; e do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence; estarão na Câmara na próxima semana para conversar com líderes e bancadas. Segundo ele, os ministros terão oportunidade de explicar a posição conjunta do governo sobre o código.

Fonte: Claudivan Santiago

Gente de OpiniãoSábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)