Domingo, 8 de junho de 2014 - 09h39
Desde o ano de 2008, o país inteiro comemora no último dia 06 de junho o “Dia Nacional do Teste do Pezinho”, conforme a Lei 11.605/07, promulgada pela Presidência da República. A eficiência da realização do teste no estado de Rondônia é comemorada pela Direção do laboratório Nativida que é referência na realização do teste do pezinho no Estado. O motivo é que, em função das parcerias com Estado e municípios, dos novos investimentos em tecnologia, treinamento de pessoal e atendimento assistencial a cobertura em Rondônia está entre uma das maiores do país: chega a 94% dos bebês nascidos.
Mesmo assim, o diretor do laboratório, José Morão, chama a atenção para a necessidade de conscientização dos pais quanto a necessidade da realização do exame entre o 3º dia e o 5º dia após o nascimento do bebê. Isso porque, caso seja identificada uma patologia graves como a anemia falciforme ou a fibrose cística. Esta última pode levar o recém nascido a morte, caso não recebe o tratamento nos primeiros dias de vida.
“Esse período é essencial para garantir a vida do bebê, mas não significa que se os pais fizerem o teste depois do quinto dia, o exame será ineficiente. O que pode ser ineficiente é o tratamento ao recém-nascido, que em casos graves deve ter receber tratamento e acompanhamento imediato”, ressalta o diretor.
A triagem neonatal é uma corrida contra o tempo. Todas as etapas envolvidas na coleta de sangue, no envio de amostras, na análise de resultados, na convocação de casos suspeitos, na confirmação do diagnóstico e no início do tratamento devem ocorrer sem erros e no menor tempo possível. Assim, o tratamento precoce poderá ser instituído o mais rápido possível.
Anemia falciforme ou drepanocitose é uma doença hereditária caracterizada pela mal formação das hemácias, que assume forma semelhante a foices, causando deficiência no transporte de oxigênio e gás carbônico nos indivíduos acometidos pela doença. Já a Fibrose Cística, também conhecida como Mucoviscidose, é uma doença genética autossómica causada por um distúrbio nas secreções de algumas glândulas, nomeadamente as glândulas exócrinas (glândulas produtoras de muco). A Fibrose Cística engloba-se num grupo de patologias denomiadas D.P.O.C (doença pulmonar obstrutiva crónica) que se caracterizam por haver uma obstrução crônica das vias aéreas, diminuindo a capacidade de ventilação.
As outras patoglogias identificadas no teste do pezinho são: Fenilcetonúria, Toxoplasmose, Rubéola, Sífilis, Citomegalovírus, Chagas e Cromatografia de Aminoácidos.
Sobre o Nativida
O Núcleo de Atendimento em Triagem Neonatal (Nativida) é o Serviço de Referência do Estado no diagnóstico das doenças, acompanhamento e tratamento dos recém-nascidos triados. O Nativida também dispõe no seu quadro de profissionais de uma equipe técnica especializada, como Pediatra, Hematologista, Endocrinologista, Nutricionista, Psicólogo e Assistente Social para garantir o tratamento e acompanhamento dos casos alterados. Atualmente, Rondônia está classificada pelo Ministério da Saúde na fase IV do Programa Nacional de Triagem Neonatal e realiza testes para triar 12 doenças.
A cobertura na triagem neonatal alcança hoje 94% dos nascidos vivos triados. O Estado de Rondônia se destaca na primeira posição na região norte e a segunda posição no país, na cobertura do PNTN.
Para garantir esse resultado positivo para Rondônia, o programa possui uma rede de coleta organizada nos 52 municípios que totalizam 211 postos de coleta, com profissionais capacitados quanto ao procedimento de coleta e administrativo, rede assistencial complementar e ponto de atenção de urgência e emergência para os casos de internação hospitalar.
Fonte: Eficaz
Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d
O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do