Porto Velho (RO) domingo, 22 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Negros da Amazônia: Problemas iguais a outras regiões


Verônica Soares 
Nacional da Amazônia


Brasília - A luta pela terra, baixos salários, falta de emprego, educação e qualificação profissional são alguns dos problemas enfrentados pela população negra da Amazônia. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2006 (PNAD 2006), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 70% da população da região é parda ou negra. O estado que abriga o maior número dessa população é o Pará, com 5,5 milhões.

De acordo com o diretor de Cidadania e Direitos Humanos da Secretaria de Justiça do Pará, Luiz Romano Araujo, a região Amazônica não é diferente das outras regiões do Brasil no que diz respeito à população negra.

“A população negra está concentrada nos estados do Norte e Nordeste do Brasil. De forma geral as pessoas negras estão colocadas nos espaços mais negativos da sociedade. Do ponto de vista do trabalho, da educação, da saúde e da moradia, sempre os indicadores mostram que as pessoas negras são prejudicadas em relação as pessoas de outras raças”, disse.

A coordenadora do Núcleo de Projetos do Centro de Estudo de Defesa do Negro do Pará, Nílma Bentes, ressalta que a falta de auto-estima da população é um problema que precisa ser superado.

“A questão mais grave é justamente o baixíssimo grau de auto-estima da população negra na nossa região. Auto-estima implica em emprego, em formação profissional, inclusive na área de línguas estrangeiras. É impossível a gente competir numa sociedade onde os filhos dos ricos estão estudados línguas e os nossos filhos estão vendendo picolé ou guardando carros”, disse.

De acordo com Nílma Bentes, a luta pela terra é outro problema enfrentado pelos negros da região. Só no estado do Pará, segundo Nílma, existem 336 comunidades quilombolas, mas apenas 81 têm o título definitivo das terras.

 

Mais Sobre Política - Nacional

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

 Há pelo menos seis anos, setores do governo brasileiro estudam construir quatro grandes hidrelétricas, duas delas na Região Norte, uma delas em Rondô

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira o PL 2438/19 de autoria da deputada Mariana Carvalho (RO) e do deputado Rafael Motta que

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Implacável para condenar lideranças do PT na República de Curitiba, a Justiça brasileira não mostra o mesmo furor para investigar e julgar os tucanões

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o anúncio da liberação de saques das contas ativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviç