Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

'Não sou oposição nem situação, sou a sucessão', diz Marina Silva


 
Vitor Abdala
 Agência Brasil

Rio de Janeiro – A candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, se comprometeu hoje (30) a manter os avanços obtidos pelos governos de Fernando Henrique Cardoso e de Luiz Inácio Lula da Silva, mas também a corrigir possíveis erros cometidos pelos dois governantes. A afirmação foi feita durante uma entrevista coletiva no Rio de Janeiro.

A candidata do PV disse que considera fundamental integrar conquistas de outros governos e, dentre essas conquistas, ela citou o Plano Real, do PSDB, e os avanços na área social no governo Lula. Marina lembrou que, na verdade, essas são conquistas da sociedade e que é natural que os cidadãos queiram mantê-las.

“O amadurecimento político de uma candidatura comprometida com a sociedade nos faz assumir o compromisso de manter as conquistas. Mas não podemos, em nome das conquistas, ter uma atitude complacente com os erros. Não sou oposição por oposição, nem situação por situação, eu sou a sucessão. A sucessão para integrar as conquistas, corrigir os erros e estabelecer novos avanços, inclusive na política”, afirmou.

A candidata se disse confiante de que estará no segundo turno das eleições e que sua candidatura é a mais viável. Ela voltou a dizer que a “onda verde” é maior do que mostram as pesquisas de intenção de voto, as quais a colocam em terceiro lugar.

Marina disse que, no segundo turno, terá mais chances de debater temas como educação, segurança pública, meio ambiente e saneamento, já que terá um tempo maior na propaganda eleitoral. Segundo ela, o tempo de um minuto e 20 segundos destinado a ela no primeiro turno foi insuficiente.

A candidata do PV também firmou sua posição contrária ao aborto e disse que, caso a sociedade deseje mudar as leis, deverá recorrer ao Congresso Nacional e, posteriormente, a um plebiscito. Marina Silva disse que o assunto não compete ao Poder Executivo e que nunca afirmou que convocaria qualquer plebiscito para discutir o tema.

Sobre o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) relativo à necessidade de apresentação do título de eleitor e de documento original com foto, tal como a identidade, na hora da votação, Marina disse que esse assunto precisa ser decidido pela Justiça. Mas ela acredita que o tempo dado ao eleitor para se adequar à nova regra foi pouco.

“As pessoas mais humildes, que trabalham o dia todo, já têm um modus operandi de como é o processo eleitoral. E talvez não tenham se preparado. Não é justo que sejam frustradas de escolher seus representantes”, disse a candidata do PV.

Marina também destacou sua história de vida e disse que precisaria arrumar um tempo para visitar a senadora Heloísa Helena, que, segundo a candidata do PV, estaria sendo vítima de forças retrógradas da política em Alagoas.

Edição: Lana Cristina
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)