Segunda-feira, 9 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Mulheres estão ausentes do poder, avalia Cristovam


As mulheres precisam ter maior participação nas instâncias de poder no Brasil, avaliou o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) ao discursar em Plenário nesta quinta-feira (6). O parlamentar comentou dados que mostram a existência de apenas 49 mulheres entre os 594 parlamentares na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Disse também que, das cerca de 5.560 prefeituras brasileiras, apenas 418 são administradas por mulheres. Na opinião dele, "uma ótica masculina domina o exercício do poder no Brasil".

Cristovam defendeu maior protagonismo por parte das mulheres, mas, para isso, as brasileiras precisariam ter oportunidades similares às dos homens. E lamentou que as mulheres continuem a receber salários inferiores aos dos homens mesmo ocupando as mesmas funções. Também considerou lamentável a violência contra as mulheres, assinalando que cerca de dois milhões de brasileiras sofrem violência física anualmente, algo como vinte agressões a cada cinco minutos.

O senador pelo Distrito Federal homenageou, em especial, as mais de 1,7 milhões de professoras brasileiras dos ensinos fundamental e médio - as "construtoras do Brasil", como definiu - e defendeu o Dia Internacional da Mulher (8 de março) como um dia para a reivindicação dos direitos femininos.

Cristovam lembrou ainda da dupla jornada de trabalho enfrentada pela maioria das brasileiras, queixando-se do fato de, ainda hoje, os homens procurarem jogar para as mulheres toda a carga de atividades domésticas.

No seu ponto de vista, dois dos maiores problemas atuais da humanidade - a desigualdade social e o desequilíbrio ambiental - foram provocados pelos políticos homens, que têm administrado "com desprezo" tanto a natureza quanto as questões sociais e a educação.

Fonte: agência Senado

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 9 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Gente de Opinião Segunda-feira, 9 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)