Quinta-feira, 5 de março de 2015 - 12h40
Daniel Mello
Agência Brasil
O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra fez hoje (5) protestos contra a liberação de uma variedade transgênica de eucalipto. Cerca de mil mulheres, segundo o movimento, ocuparam uma unidade de pesquisa em Itapetininga, interior paulista, onde a FuturaGene e a Suzano Celulose desenvolvem a espécie geneticamente modificada.
A militante Camila Bonassa, que participou do ato, disse que, durante a ação, foram destruídos viveiros de mudas do eucalipto em desenvolvimento.
Em Brasília, militantes ocuparam o escritório da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). A pauta do órgão para reunião de hoje previa apreciação do pedido de liberação da variedade H421. Os desenvolvedores informaram que o eucalipto modificado terá maior produtividade e será usado para indústria madereira.
De acordo com o MST, a variedade consome mais água que as plantas naturais e coloca em risco a produção brasileira de mel. Lideranças do movimento argumentam que a maior parte do produto é feita a partir do eucalipto.
Acrescentam que, com a introdução do transgênico, as abelhas poderiam contaminar a produção com os elementos da nova variedade. Assim, o mel nacional poderia sofrer restrições no mercado internacional, além de possíveis ameaças à saúde dos consumidores e das abelhas.
“O eucalipto transgênico não é liberado em nenhum lugar do mundo, o Brasil seria o primeiro a liberar. Seria uma espécie de cobaia”, criticou Camila Bonassa. Para a ativista, o protesto na unidade da empresa é uma forma de chamar atenção para o modelo de produção de alimentos no país. “É uma ação em defesa da soberania alimentar e produção de alimentos saudáveis”, ressaltou.
A Polícia Militar do município confirmou o chamado pela ocupação, mas ainda não tinha detalhes sobre a ocorrência.
A reportagem da Agência Brasil entrou em contato com a FuturaGene, Suzano Celulose, CTNBio, mas não teve retorno até a publicação da matéria.
Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d
O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do