Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

MPE pede multa e cassação de programa partidário do PT



O Ministério Público Eleitoral (MPE) encaminhou parecer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo a aplicação de multa e a cassação do direito de transmissão do programa partidário do PT no primeiro semestre deste ano. A representação foi feita pelo DEM e o PSDB.

Os dois partidos alegam que o PT teria utilizado a propaganda partidária de 10 de dezembro de 2009, veiculada em cadeia nacional de rádio e televisão, para promover a candidatura da ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff à Presidência da República.

O DEM e o PSDB sustentam no pedido que “o PT divulgou sua posição em relação a temas político-comunitários de forma abusiva e ilegal”. Alegam ainda que durante a veiculação da propaganda partidária, o PT não se limitou à discussão de temas de interesse político-comunitários, “mas à ilegal comparação entre as atuações de governos sob a direção de agremiações adversárias”, o que, no entendimento dos dois partidos, configuraria “propaganda eleitoral subliminar e fora do período autorizado em lei.”

O MPE afirma em seu parecer ao TSE que o programa partidário do PT ultrapassou os limites previstos na Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/95), “sendo evidente a promoção pessoal de Dilma Rousseff, notória candidata à Presidência da República”.

Diz ainda que a propaganda procurou fazer uma comparação entre o governo federal atual e o anterior, de modo a macular o governo passado. Ressalta também que “o TSE já teria decidido, em caso similiar, que a comparação entre administrações de partidos adversários, com o objetivo de exaltar uma delas e manchar a imagem da outra, configura propaganda eleitoral subliminar.”

De acordo com o parecer, a propaganda afirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva “construiu uma grande ponte para o futuro”, com programas como o Minha Casa, Minha Vida, Pré-Sal e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e a responsabilidade pela implementação destes foi atribuída à Dilma Rousseff, então ministra da Casa Civil, a quem foram dirigidos vários elogios.

O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores e Dilma Rousseff afirmam em sua defesa que o conteúdo do programa não ultrapassou os limites de propaganda partidária, e que a comparação entre duas gestões ressalta que é “método importante de fomento da discussão política no seio da sociedade, permitindo-se antever o posicionamento da legenda acerca de assuntos de interesse político-comunitário”.

Fonte: Agência Brasil

 


 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)