Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

MP investigará denúncias de corrupção na ALE



O Ministério Público Estadual (MPE) anunciou ontem que instaurou um inquérito civil para apurar as denúncias de irregularidades envolvendo o diretor-geral da Assembleia Legislativa do Paraná, Abib Miguel, feitas em reportagens da TV Paranaense e jornal Gazeta do Povo, do grupo Rede Paranaense de Comunicação (RPC).

Em nota oficial emitida no final da tarde, o procurador-geral de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, informou que já estão em andamento 240 investigações assim como já foram ajuizadas doze ações civis públicas e cinco ações penais a respeito de denúncias de atos irregulares na Assembleia Legislativa.

O MPE informou que parte das denúncias veiculadas nas reportagens já são de conhecimento do órgão. “Já havia no âmbito da Promotoria de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público investigações destinadas a apurar notícias de ilícitos relacionados à administração da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (...) “, cita a nota.

Os casos das duas mulheres entrevistadas pela RPC, que constam como titulares de contas bancárias onde foram feitos depósitos de cerca de R$ 1,6 milhão e que disseram nunca ter recebido esses recursos, já estava sendo apurado, destacou a nota. 

Assinada ainda pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção ao Patrimônio Público, Arion Rolim Pereira, e outros seis promotores, a nota do MPE informa que muitas dessas investigações exigem pedidos judiciais de quebra de sigilos bancário e fiscal.

O MPE cita que encontrou dificuldades para obter documentos no processo de investigação. O MPE também decidiu requisitar cópias de todos os Diários da Assembleia Legislativa. O MPE solicitou ainda à RPC cópia integral das reportagens para auxiliar nas investigações ou que possam gerar novos procedimentos.

Recadastramento

Em resposta às denúncias, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nelson Justus (DEM), decidiu ontem antecipar o recadastramento de servidores ativos e inativos, que já estava previsto para este ano.

O novo prazo de conclusão do processo será o mês de maio. Após suspender o início da sessão e se reunir a portas fechadas com todos os deputados, no Salão Nobre, Justus leu em plenário um ato da Mesa Executiva tornando anual o recadastramento dos servidores.

Justus também indicou os deputados Edson Praczyk (PRB) e Durval Amaral (DEM) para coordenar os trabalhos de publicação de todos os diários oficiais no site da Casa na internet.

Em reportagem veiculada na terça-feira, a RPC denunciou a existência de atos administrativos publicados em diários oficiais sem numeração, chamado de avulsos. 

Fonte: Parana Online

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)