Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

MP denuncia 4 por injúria e racismo contra a jornalista Maju



O 'Jornal Nacional', da Rede Globo, divulgou em sua última edição que o Ministério Público denunciou quatro homens por injúria e racismo contra a jornalista Maria Júlia Coutinho, a Maju. Segundo as informações, quatro adolescentes confessaram a participação nos ataques e ajudaram a incriminar os denunciados.

O MP revela em divulgação que os acusados planejaram e executaram os ataques contra a jornalista, em julho de 2015. A denúncia cita os nomes: Érico Monteiro dos Santos, Rogério Wagner Sales e Kaique Batista, que teriam marcado dia e os horários para a publicação das mensagens. O profissional em informática Luís Carlos de Araújo ajudou. Juntos, o grupo teria induzido outras pessoas a praticarem os crimes. Agora, eles responderão por falsidade ideológica, injúria, racismo, corrupção de menores e formação de associação criminosa na internet. As penas variam de sete a 20 anos de prisão.

“É importante as pessoas saberem que a internet não é um oceano de impunidade. Muitas vezes um jovem fica por trás da tela do computador e coloca um apelido, e acha que não vai ser alcançado, e nesse instante é que ele se engana, porque as autoridades públicas podem chegar até ele”, disse o promotor de Justiça Christiano Jorge Santos ao 'JN'.

Maju foi vítima de comentários racistas na fan page do 'Jornal Nacional' (Imagem:Reprodução/G1)O caso

Em julho de 2015, a jornalista Maria Júlia Coutinho foi alvo de racismo na página oficial do 'Jornal Nacional' no Facebook. Na ocasião, comentários pejorativos foram publicados. Um dos internautas disse: “Não tenho TV colorida para ficar olhando essa preta, não”. Outro alegou que a jornalista só teria conseguido o emprego no programa “por causa das cotas”. A profissional também foi vítima de ofensas como “preta imunda”, “urubu” e foi chamada de “quem já nasceu de luto". A onda de comentários racistas despertou a revolta de outros telespectadores e internautas, que saíram em defesa de Maria Júlia.

Muitos alertaram que as injúrias podem ser caracterizadas como crime e que estavam denunciando os perfis responsáveis pelos comentários agressivos. "Acabo de fazer um print de todos os comentários dessa postagem e irei levá-lo às autoridades cabíveis. Racismo é crime", disse um dos seguidores da página do 'Jornal Nacional'. Após o caso, Bonner reuniu a equipe do programa para mandar um recado nas redes sociais. “Somos todos Maju! Está aqui o recado do 'Jornal Nacional'", disse ao iniciar campanha por meio da hashtag #SomosTodosMajuCoutinho.

Na mesma semana, a partir de buscas nas redes sociais, a Polícia Civil identificou e localizou em São Paulo um adolescente de 15 anos que teria feito os comentários racistas. O menor, que mora em Carapicuíba, na Grande São Paulo, foi à delegacia para depor. Em dezembro, o Ministério Público coordenou operação em oito estados para apreender as provas pelo crime de racismo contra Maju. À época, a justiça expediu 25 mandados de busca e apreensão em São Paulo, no Amazonas, Ceará, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os suspeitos foram levados ao MP de cada região para serem ouvidos.

Fonte: Comunique-se

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)