Sexta-feira, 27 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Morre o bispo emérito de Palmeira dos Índios



Morreu na madrugada deste sábado, 20, o bispo emérito da diocese de Palmeira dos Índios, estado de Alagoas, dom Fernando Iório Rodrigues, após ter sido submetido a uma cirurgia do coração na quinta-feira, no hospital em Maceió. Seu corpo está sendo velado no cemitério Parque das Flores, em Maceió (AL), onde será sepultado às 15h, após a missa de exéquias que será presidida pelo bispo diocesano de Palmeira dos Índios, dom Dulcênio Fontes de Matos. 

Dom Fernando nasceu em Maceió em 23 de junho de 1929, dom Fernando foi ordenado padre em 1953. Já sua ordenação episcopal foi em 6 de março de 1985, tendo exercido seu ministério episcopal na diocese de Palmeira dos Índios ate se tornar emérito em 2006.

Tinha como lema episcopal “Apascenta minhas ovelhas”. Na diocese de Palmeira dos Índios, dom Fernando desenvolveu inúmeros atividades: Construção do Centro de Treinamento; Fundador do Instituto de Teologia Pastoral; Construção e Fundação da Vila do Idoso; Projeto para o Semi-árido; Responsável pela Construção e Criação da Escola Técnica Federal de Palmeira dos Índios-AL; Introdutor do Curso de Administração de Empresas, e do Curso Superior de Letras e Pedagogia, em Palmeira dos Índios-AL; Criador de 6 novas Paróquias; Introdutor das Linhas Pastorais da CNBB; Ordenação de 22 presbíteros e várias visitas pastorais às 22 paróquias; fundou o MFC e o TLC; Instalou o Seminário Maior de Palmeira dos Índios (Curso de Filosofia); Fundação da Faculdade de Teologia Santo Tomas de Aquino, de Palmeira dos Índios; Fundação do Lar do Padre, para sacerdotes idosos; Criação de Curso de Infermagem, com licenciatura, num convênio da Diocese com o Centro de Estudos Superiores de Maceió; Construção em convênio com o CESMAC, de 4 laboratórios no prédio do Ginásio Sagrada Família da Diocese; Criação da pós-graduação em Técnica de Educação, de História, Geografia e de Gestão de empresas; No início do milênio (07/01/2001), o envio de 2000 evangelizadores, preparados durante 3 anos para o trabalho missionário nos 4 setores de evangelização da Diocese.

Deixou, também, uma vasta obra literária: Força Interior; Livre Gorjear; Sofrimento; Caminho de crescimento; Fascínio de Cristo; Pequenos Grandes Encontros; Ensaios Literários; Metaplasmos em Fonética Sintética; Linguajar Matuto; Estudos Literários; Introdução à Filologia; Sacerdócio e Vida Religiosa; Centenas de artigos em Jornais e Revistas; Os Passos de Mariana (1998).Cartas Pastorais: Sacerdócio e Vida Religiosa; O Jubileu: 2000 anos de Jesus Cristo. 

Fonte: CNBB

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)