Porto Velho (RO) quinta-feira, 19 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Morre ex-deputado Sérgio Naya



Mariana Jungmann 
Agência Brasil
 
 
Brasília - Morreu na tarde de hoje (20) o ex-deputado e construtor Sérgio Naya. Pessoas ligadas à família de Naya confirmaram a morte por infarto no Hotel Jardim Atlântico, em Ilhéus, sul da Bahia.

Segundo a encarregada de recursos humanos do hotel, Andréa Alvarenga, o corpo de Naya foi encontrado por volta das 16h, depois que o motorista comunicou aos funcionários a ausência do ex-deputado. Ela informou que logo em seguida o Departamento de Polícia Técnica da Bahia foi acionado e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal, onde ficará até que a chegada da família.

Naya era proprietário da construtora Sersan, que ergueu o prédio Palace 2, no Rio de Janeiro. O imóvel desabou em 22 de fevereiro de 1998, o que provocou a morte de oito pessoas e deixou 120 famílias desabrigadas.

O empresário respondia a mais de 100 processos judiciais. Entretanto, foi absolvido no processo que o responsabilizava pela morte dos oito moradores.
 

 

Desabamento de prédio construído
por Sérgio Naya completa 11 anos domingo

Luana Lourenço
Agência Brasil

Brasília - O empresário Sérgio Naya, que morreu hoje (20) em um hotel em Ilhéus (BA), ficou conhecido nacionalmente após o desabamento do Edifício Palace 2, no Rio de Janeiro, que deixou oito mortos e 120 famílias desabrigadas. A tragédia completa 11 anos no próximo domingo, dia 22 de fevereiro. A maior parte das vítimas ainda não recebeu indenização.

O laudo técnico apontou erros de cálculo na construção do prédio e uso de materiais de construção de baixa qualidade pela construtora Sersan, de propriedade do empresário.

Naya respondia por mais de 100 processos judiciais. O empresário chegou a ficar preso por 106 dias, acusado de falsidade ideológica e falsificação de documentos públicos, e mais 27 por causa do desabamento, mas foi absolvido no processo que o responsabilizava pela morte dos oito moradores.

O engenheiro foi condenado a pagar R$ 60 milhões em indenizações às famílias e teve todos os bens bloqueados. No entanto, a quantia arrecadada em leilões de algumas propriedades do empresário foi suficiente para pagar menos de 20% do valor devido.

Naya foi deputado federal por Minas Gerais por três mandatos: dois pelo PMDB (1987-1991 e 1991-1995) e um pelo PP (1995-1999). 
 

Mais Sobre Política - Nacional

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

 Há pelo menos seis anos, setores do governo brasileiro estudam construir quatro grandes hidrelétricas, duas delas na Região Norte, uma delas em Rondô

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira o PL 2438/19 de autoria da deputada Mariana Carvalho (RO) e do deputado Rafael Motta que

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Implacável para condenar lideranças do PT na República de Curitiba, a Justiça brasileira não mostra o mesmo furor para investigar e julgar os tucanões

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o anúncio da liberação de saques das contas ativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviç