Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Moreira: Aprovado Política de Pgto por Serviços Ambientais



O pagamento por serviços ambientais, uma das propostas defendidas exaustivamente pelo deputado Moreira Mendes desde o início de 2007, está perto de se tornar uma realidade no Brasil. Para isso, mais um passo importante foi dado esta semana com a aprovação da Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais na Comissão de Meio Ambiente da Câmara. Além de votar favorável e angariar votos para aprovar a matéria, Moreira ainda teve dois de seus destaques incluídos no substitutivo apresentado pelo relator, deputado Jorge Khoury (DEM-BA), ao Projeto de Lei 792/07, do deputado Anselmo de Jesus (PT-RO).

Para Moreira Mendes, a criação de uma política nacional de pagamento por serviços ambientais representa um grande avanço para o País, principalmente agora que o debate em torno das modificações na legislação ambiental está avançando no Congresso Nacional. “Há muito tempo venho batendo na tecla de que é preciso compensar, financeiramente, aqueles que prestam serviços ambientais. E quem mais preserva o meio ambiente hoje no Brasil são os produtores rurais, sobretudo os pequenos. Então, nada mais justo que oferecer a quem preserva essa compensação. É uma questão de justiça”, afirma.

De acordo com o projeto, o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais será custeado com recursos de um fundo federal a ser criado pelo governo e vai remunerar iniciativas de preservação ou recuperação do meio ambiente, como as ações de conservação e melhoramento da quantidade e da qualidade dos recursos hídricos; a conservação e preservação da vegetação nativa, da vida silvestre e do ambiente natural em áreas de elevada diversidade biológica; a conservação, recuperação ou preservação do ambiente natural nas áreas de unidades de conservação e nas terras indígenas; a recuperação e conservação dos solos e recomposição da cobertura vegetal de áreas degradadas; e a coleta de lixo reciclável.

As emendas apresentadas pelo deputado Moreira Mendes garantem que o setor produtivo tenha participação no órgão colegiado que vai coordenar a política nacional; e determinam que as receitas oriundas da cobrança pelo uso de recursos hídricos em projetos de serviços ambientais sejam aplicadas, prioritariamente, na bacia hidrográfica em que foram geradas, respeitando o plano da bacia.

Já em relação ao Fundo de Pagamento por Serviços Ambientais, a proposta estabelece como fontes de recursos as doações de pessoas físicas e os rendimentos da aplicação do patrimônio do próprio fundo; dinheiro do Orçamento da União e seus créditos adicionais; verbas de convênios com órgãos e entidades da administração pública federal, estadual, do Distrito Federal ou municipal; entre outras.

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Claudivan Santiago

Gente de OpiniãoSexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)