Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Ministro Lewandowski vai presidir a maior eleição informatizada do mundo



O ministro Ricardo Lewandowski (foto), que assume a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quinta-feira, vai comandar a maior eleição informatizada do mundo - as eleições gerais brasileiras. O TSE, como órgão condutor do processo, atualizou os sistemas eletrônicos de votação desde as eleições municipais de 2008, principalmente sob os aspectos de modernização e segurança do voto.

Em 3 de outubro próximo, cerca de 132 milhões de eleitores vão escolher, por meio de 415 mil seções eleitorais espalhadas pelos 5.568 municípios brasileiros, o presidente da República, 27 governadores, 54 senadores (dois terços do Senado), 513 deputados federais e 1059 deputados estaduais ou distritais. É uma eleição sem igual no mundo, sustentada por uma sistema totalmente informatizado, com tecnologia criada e desenvolvida no Brasil.

Biometria

Mais de um milhão de brasileiros irão se identificar por meio da biometria no momento do voto. A novidade ocorrerá em 63 municípios, onde a Justiça Eleitoral promoveu o recadastramento de todo o eleitorado para coleta das impressões digitais. Essa forma de identificação traz ainda mais segurança para o processo, por tornar tecnicamente impossível que um eleitor vote no lugar de outro ou que utilize títulos de pessoas já falecidas.

Mesmo com as urnas tendo atingido a incrível marca de 97% de credibilidade popular - medido pelo instituto Nexus em 2008, os técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação do tribunal reconhecem a necessidade de manter os programas e os equipamentos em constante evolução, sempre no intuito de conferir total integridade ao processo.

Segurança

Sob a coordenação do ministro Ricardo Lewandowski, o Tribunal realizou, em novembro de 2009, testes públicos de segurança das urnas e componentes do sistema eletrônico de votação que serão utilizados em outubro próximo. A realização dos testes era uma reivindicação de alguns partidos políticos. Quando eles foram enfim confirmados, os partidos desistiram da ação, mas a Procuradoria Geral Eleitoral assumiu a causa, o que possibilitou que o Tribunal os levasse adiante.

Foi uma iniciativa inédita e um marco histórico. Nenhum dos especialistas e pesquisadores participantes dos testes conseguiu violar a urna e os programas de votação, que são integrados por uma série de barreiras contra ataques. O TSE premiou as melhores contribuições ao aperfeiçoamento do sistema, a partir de seleção realizada por comissão avaliadora independente.

Visando assegurar a participação da sociedade organizada na evolução do processo de votação, os programas utilizados nas urnas eletrônicas das Eleições 2010 estão, desde 30 de março último, à disposição dos partidos políticos, do Ministério Público - fiscal da lei - e da OAB para acompanhamento, fiscalização e eventuais sugestões de melhorias. Essa medida atende ao disposto na legislação eleitoral e tem como principal objetivo manter a transparência do sistema eletrônico de votação.

O artigo 3º da Resolução 23.205/10 estabelece: “Os partidos políticos, a Ordem dos Advogados do Brasil e o Ministério Público, a partir de seis meses antes do primeiro turno das eleições, poderão acompanhar as fases de especificação e de desenvolvimento dos sistemas, por representantes formalmente indicados e qualificados perante a Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral”.

Agilidade

Além de conferir segurança, privacidade e respeito à vontade soberana do eleitor, o sistema eletrônico de votação também assegura agilidade na apuração e totalização dos resultados, em razão da imensa velocidade no processamento das informações, o que garante disponiblização dos resultados do pleito apenas poucas horas após o fechamento das urnas. 

Fonte: STF

Gente de OpiniãoSábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)