Domingo, 8 de agosto de 2010 - 18h12
Da Agência Brasil
Brasília - Servidores do Ministério Público Federal (MPF) visitarão alunos de uma escola de Brasília, nesta segunda-feira (9), para falar sobre voto consciente e corrupção eleitoral. Além do diálogo com os estudantes, o MPF vai entregar material didático para os professores trabalharem o tema em sala de aula. Os alunos também devem criar peças culturais, como música e espetáculo teatral, que serão apresentados na escola e na sede da Procuradoria-Geral da República.
O objetivo é ensinar às crianças e adolescentes que a compra e venda de voto é crime e fazer com que eles reflitam sobre as consequências da corrupção eleitoral para a sociedade.
Para o cientista político da Universidade de Brasília, Alexandre Pereira Rocha, o amadurecimento da consciência política do cidadão é um processo demorado, mas que pode ser beneficiado por atividades educativas.
“A educação em geral ajuda a mudar a mentalidade sobre conflitos da sociedade, como corrupção e violência. É mesmo um processo a longo prazo o de se entender o que é o voto e qual a importância dele no processo político ”, disse.
Rocha acredita que o uso de linguagem apropriada para a idade e de recursos lúdicos contribuem para que os alunos se interessem por um assunto que muitos consideram entediante. “A corrupção é muito difundida, mas pouco discutida de forma crítica. Ações assim são importantes para que as pessoas não tenham revolta e repúdio aos políticos, mas saibam ter uma ação efetiva por meio do voto”, afirmou.
Outras escolas do Distrito Federal deverão receber a visita dos servidores do MPF e o material didático será enviado também para os estados. A ação faz parte da campanha "Seu Voto – Não Venda, Não Troque, Não Negocie".
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç
Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação