Porto Velho (RO) sexta-feira, 23 de outubro de 2020
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Política - Nacional

Ministério da Educação mapeia discriminação nas escolas


Agência O Globo BRASÍLIA - Com o objetivo de combater a discriminação nas escolas públicas brasileiras, o Ministério da Educação (MEC) inicia este mês a Pesquisa Nacional sobre Diversidade na Educação. A idéia é saber como os alunos enfrentam questões como diversidade racial, opção sexual e inclusão de alunos com necessidades especiais, para que as informações sejam usadas como referência na elaboração de políticas públicas. - É uma área nebulosa. Ninguém se reconhece com preconceitos, mas, nas atitudes, discriminam. Por isso, costumamos dizer que não vamos lidar com o preconceito, mas com as ações decorrentes desse preconceito. Porque são elas que promovem os problemas na escola e na aprendizagem dos alunos - explicou a diretora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Linda Goulart. Na primeira etapa da pesquisa, serão entrevistados alunos a partir da 5ª série, diretores, professores, merendeiros e demais profissionais da educação em diversos estados do país. Na segunda etapa, prevista para ocorrer em 2007, será realizada a pesquisa de campo. - Estamos tratando de crenças, valores, atitudes e comportamentos. Se não se faz a pergunta específica, não há enfoque correto. Por isso, essa primeira etapa da pesquisa - disse Goulart. Ela destacou que os temas abordados no levantamento foram debatidos com especialistas do governo, de universidades e da sociedade civil. Um dos temas a ser questionado será como os alunos de escolas públicas tratam os estudantes vindos do meio rural. - O jovem que vem do campo para estudar na cidade é tratado como 'jeca-tatu'. E isso não é incomum - disse, acrescentando que muitas escolas chegam a ter salas especiais para esses estudantes. - Porque já partem do princípio que eles alunos aprendem menos. A partir dos resultados da pesquisa, a diretora avalia que será possível incluir certos assuntos no currículo escolar, acrescentar temas na formação de professores ou ampliar debates com diretores de escola. - A idéia é que, à medida que você identifica onde está o problema, você tem mais condições de enfrentá-lo.

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