Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Mil Conselheiros Tutelares se reúnem em Luziânia


Encontro nacional promove debates sobre os temas mais atuais da infância e adolescência

O fortalecimento do trabalho dos Conselhos Tutelares na defesa dos direitos de crianças e adolescentes será o ponto principal das discussões do III Congresso Nacional de Conselheiros Tutelares.  Reunindo mil profissionais da área, vindos de todos os estados brasileiros, o encontro acontece de 23 a 26 de novembro, em Luziânia, Goiás. 

Os Conselhos Tutelares, criados pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), são órgãos de atendimento ao público infanto-juvenil e suas famílias. O ECA determina que exista pelo menos um Conselho Tutelar para cada município. Mas hoje, no Brasil, há 4.691 órgãos dessa natureza para 5.564 cidades. Essas instâncias recebem qualquer tipo de denúncia de violação dos direitos infanto-juvenis e fazem o devido encaminhamento a serviços socioassistenciais. Também assessoram as prefeituras na elaboração da proposta orçamentária do município para os programas de saúde, educação, serviço social, geração de trabalho e renda em favor das crianças e adolescentes.

No Congresso Nacional serão abordados o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase); o Plano Nacional de Promoção do Direito da Criança e Adolescente à Convivência Familiar e Comunitária; o Disque-denúncia de Abuso e Exploração Sexual; o Sistema de Informações para a Infância e Adolescência (Sipia); os direitos infanto-juvenis sob o enfoque de gênero, raça e etnia; formação de conselheiros tutelares; acompanhamento do orçamento público, entre outros temas.

Os tipos de denúncias que chegam aos Conselhos Tutelares também estarão no foco do Congresso Nacional. Segundo Madileide Márcia da Silva, uma das organizadoras do evento, entre os principais casos atendidos estão o trabalho infantil, violência sexual, abandono e exclusão dos sistemas de saúde e  educacional. "Os problemas enfrentados pelas crianças e adolescentes são praticamente os mesmos em todo o País. É lógico que nas regiões onde há mais pobreza os agravantes são maiores. Mas essa troca de experiências proporcionada pelos encontros enriquece o trabalho que desenvolvemos nas nossas cidades", afirma Madileide.

O Congresso Nacional é promovido pelo Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares. A execução do encontro é uma realização do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

Agenda:

O que: III Congresso Nacional de Conselheiros Tutelares

Quando: 23 a 26 de novembro

Onde: CNTI (BR 040 Km 9,5 - Entrada após o Posto Ipê - Luziânia-GO)


Informações:
 

Assessoria de Comunicação do III Congresso Nacional de Conselheiros Tutelares

Rachel Mortari - assessoria de imprensa

(61) 3347-8524 / 8144-9782

racmortari@hotmail.com

http://www.comitenacional.org.br
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)