Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Mesmo maltratado, Santo Antônio não desaponta devotos



Ele tem milhões de seguidores em todo o país, é reconhecido como um dos oradores mais cultos e inspirados da história e mantém há séculos uma popularidade de fazer inveja a celebridades e políticos. Altruísta e generoso, sempre atende prontamente aos pedidos de ajuda. Mesmo com tantas virtudes, Antônio é um dos santos mais maltratados do país, sobretudo por quem acredita que tais métodos garantam um par ideal.

Neste domingo, dia de Santo Antônio, os castigos à imagem do santo se intensificam. Tanto que, este ano, foi deflagrada uma campanha em prol do que ele pregava em vida: amor, altruísmo e caridade. “Não maltratem Santo An­­tônio”, é a bandeira levantada por um dos maiores especialistas na história deste santo no país, o esotérico Daniel Atalla. “Precisamos tratar o santo com mais carinho, amor e dedicação; se possível, dedicar-lhe um relicário (casa).”

Atalla, que é fundador da Es­­cola Esotérica Luz da Lua, a maior da América Latina, explica que os milagres de Santo Antônio não se restringem à área sentimental: “Ele também é um santo guerreiro, da prosperidade, da proteção, recupera objetos perdidos, é ativador da riqueza, senhor da magia, da força e da coragem”. O bispo au­­xiliar de São Paulo dom Joa­­quim Justino Car­reira, da Região Episcopal Santana, concorda que ele vai muito além de conceder o matrimônio aos mais afoitos. “Ele é um exemplo de fé, de esperança e de caridade para as pessoas de todos os tempos”, reitera.

Palco

Até mesmo na música popular brasileira, Santo Antônio é cantado em verso e prosa e reúne devotos como os cantores Carlinhos Brown, Maria Bethânia e Vânia Abreu. “Minha relação com ele não é de casamento, apesar de meu marido ter nascido no dia dele, 13 de junho, mas sim de força, luta e de proteção”, afirma Vânia Abreu, revelando que em seus shows sempre leva a imagem de Santo Antônio para o palco e para o camarim. “Assim me sinto mais protegida”, diz ela, que dedica a ele a música Meu querido Santo Antônio, de autoria de Carlos Careca.

A face guerreira de An­­tônio pode ser encontrada na um­­banda e no candomblé. No sincretismo, ele representa Ogum, o orixá da guerra e o que abre os caminhos. Ogum pode ser representado também por São Jorge. “Muitos o procuram para se proteger, para ativar a fartura e ele atende a todos, pois circula em todas as tribos”, diz Armando Vallado, babalorixá e sociólogo da Universidade de São Paulo (USP). Ele também concorda que o santo deve receber um tratamento mais carinhoso.

Nascido em uma rica família portuguesa, Santo Antônio abandonou tudo aos 15 anos, inclusive o nome de batismo, Fernando Bulhões, para se dedicar à vida religiosa e deixar a sua marca entre os pobres e necessitados, a ponto de obter a canonização 11 meses após a sua morte, no dia 13 de junho de 1231, aos 40 anos de idade. Conviveu com Francisco de Assis, que também se tornaria um santo popular, e desde aquele período carrega a fama de milagreiro. Apesar dos maus-tratos que ainda recebe, Santo An­­tônio é generoso. “Ele nunca decepciona seus devotos”, garante dom Joaquim.

Fonte: Gazeta do Povo
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)