Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Mesa do Senado ignora ofício sobre nepotismo



Responsáveis por auxiliar o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), a resolver o problema do nepotismo na Casa, a maioria dos membros da Mesa Diretora sequer prestou explicações ao peemedebista, que questionou-os formalmente se eles tinham parentes em seus gabinetes. Dos 11 membros da Mesa, sete não responderam ao ofício de Garibaldi.
 
No total, apenas 40 senadores explicaram, até a manhã desta terça-feira (14), se contratavam familiares. Destes, apenas Epitácio Cafeteira (PTB-MA) e Gilberto Goellner (DEM-MT) admitiram a prática considerada ilegal por súmula do Supremo Tribunal Federal.
 
Dos 11 membros da Mesa, não prestaram explicações formais à Presidência: o vice-presidente, Alvaro Dias (PSDB-PR), o primeiro-secretário, Efraim Morais (DEM-PB), o segundo-secretário, Gérson Camata (PMDB-ES), o quarto-secretário, Magno Malta (PR-ES), e os suplentes Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), João Vicente Claudino (PTB-PI) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA).
 
Alguns parlamentares consultados pelo Congresso em Foco informaram que não prestaram esclarecimentos porque já demitiram seus parentes.
 
Frustrado com a baixa receptividade de seu pedido de explicações sobre o nepotismo, Garibaldi Alves se reúne hoje às 12h com os membros da Mesa. "Eu vou levar isso à Mesa. Eu quero que a Mesa me diga o que devemos fazer", disse ele ontem à tarde.
 
Garibaldi vai defender a demissão de parentes que ainda permanecem no gabinete, mesmo após súmula do Supremo. "Vou reiterar que não tenha um prolongamento de uma situação que não deveria existir", afirmou.
 
O presidente do Senado entende que seus colegas podem ter problemas com a Justiça caso não demitam os parentes. "O procurador-geral da República ou alguém vai querer puni-los por isso", comentou o senador.
 
Recuo
 
Alguns senadores parecem ter mudado de opinião. Em ofício à Presidência, Cafeteira disse que o sobrinho trabalhava li desde 1997, o que não configuraria nepotismo.
 
Mas, hoje pela manhã, os auxiliares do senador disseram que ele demitiu seu parente. Eles não souberam informar quando isso aconteceu. A reportagem do Congresso em Foco aguarda retorno do chefe de gabinete e do assessor de imprensa do parlamentar.
 
Já a assessoria de Gilberto Gollner informou que contrata a sobrinha do colega Jayme Campos, que também é do DEM de Mato Grosso. Mas ela não considera isso nepotismo cruzado.
 
Sem concurso público, ela foi contratada em 2001, antes da posse de Jayme Campos. "Além disso, ela está grávida de quatro meses", informou a assessoria. Goellner espera uma decisão da Mesa hoje (14) para saber o que fazer.
 
Sem comunicação
 
Adelmir Santana (DEM-DF) é um dos que dispensou um parente, mas não informou a Presidência. Ele devolveu a filha para a Diretoria Geral. "Era lá que ela era lotada. Eu não podia demiti-la", explicou o senador. A filha dele foi exonerada em 29 de setembro pelo setor comandado por Agaciel Maia. "Eu fiquei insistindo desde o início. Ele dispensou antes
 
O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) mandou embora o genro, mas não quer demitir a primeira-dama de Sergipe, Eliane Aquino, esposa do governador Marcelo Deda (PT).
 
"É perseguição em cima da mulher do governador. Eu vou tirar ela de lá?", afirmou o parlamentar. Ele disse defender o fim do nepotismo, mas não quer demitir Aquino porque ela não é sua parente.
 
O líder do PMDB, Valdir Raupp (RO), mantém a funcionária não-concursada Carla Lyra, filha da secretária geral da Mesa, Cláudia Lyra. Segundo sua assessoria, ele aguarda um parecer da Advocacia Geral do Senado para saber o que fazer com a servidora.
 
A assessoria de Efraim Morais informa que ele demitiu seis sobrinhos. Almeida Lima (PMDB-AL) diz ter dispensado um sobrinho, assim como fez Garibaldi Alves. A assessoria de Augusto Botelho (PT-RR) informou que ele já demitiu o irmão.

Fonte: Eduardo Militão/Congresso em Foco

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)