Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Mensagem da CNBB aos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil



A celebração do 1º de Maio nos convida a parar e pensar no significado e no imenso valor do trabalho das mulheres e dos homens do Brasil.

Pouco se reflete sobre o sentido do trabalho. Fala-se muito no crescimento da renda, nos investimentos financeiros e produtivos, no poder de consumo dos pobres emergentes e beneficiários do programas sociais do governo.  Sabe-se, porém, que em meio a tudo isso cresce o drama de jovens e adultos sem emprego ou vivendo no subemprego.

O trabalho é, antes de tudo, um mecanismo de partilha. Através dele o ser humano burila os produtos e forças da natureza para colocá-los a seu serviço.  Para nós cristãos, trabalhar é participar da obra criadora de Deus. Ao colocar mãos à obra, o ser humano cria, não do nada como Deus fez, mas a partir da obra do Criador.

E Deus, ao criar o mundo, não o fez para si, mas para a humanidade, quase a nos indicar a sociabilidade do trabalho. Tanto o cansaço da obra como os seus resultados devem ser compartilhados.

O modelo econômico e financeiro hegemônico, concentrador de riqueza, adotado sem restrições e voltado exclusivamente para o consumo, pode nos iludir e fazer esquecer os ideais de partilha, de pôr em comum os bens, de implantar a paz, superando as raízes da violência e da injustiça.

Seguidores e anunciadores de Jesus de Nazaré, nascido de Maria, e sob a proteção do operário São José, reafirmamos nosso compromisso em acreditar e propor uma sociedade diferente para o Brasil: acesso democrático à terra e trabalho para todos, água e alimento distribuídos com equidade, proteção à natureza, respeito às nações indígenas e quilombolas.

Neste 1º de Maio, saudamos as trabalhadoras e trabalhadores do Brasil, suas organizações sindicais e movimentos sociais, ao mesmo tempo em que manifestamos nosso apoio à Campanha pela redução da jornada de trabalho constitucional para 40 horas semanais sem diminuição dos salários.  Reafirmamos também nossa união a todas as pessoas comprometidas na imensa tarefa de construir um país diferente, onde trabalho e dignidade cidadã caminhem de mãos dadas na superação dos conflitos e das causas das desigualdades entre as quais, primordialmente, o desemprego.

Brasília, 1º de maio de 2008.

Dom Geraldo Lyrio Rocha

Arcebispo de Mariana – MG

Presidente da CNBB


Dom Dimas Lara Barbosa

Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro – RJ

Secretário-Geral da CNBB


 

Gente de OpiniãoDomingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)