Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Medida provisória reorganiza carreiras da administração federal



A Câmara analisa a Medida Provisória (MP) 479/09, que faz alterações em diversas carreiras da administração pública federal. O objetivo, segundo o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, é resolver "problemas inadiáveis", com reflexo na remuneração.

Entre as carreiras citadas na MP estão as de perito médico previdenciário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), procurador federal e procurador do Banco Central, servidores efetivos da Fundação Nacional do Índio (Funai) e oficial de chancelaria e assistente de chancelaria do Ministério das Relações Exteriores.

O custo total decorrente da implementação da proposta será de aproximadamente R$ 31,7 milhões em 2010 e nos próximos dois anos. De acordo com o ministro, o valor atende aos requisitos da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/00), pois há reserva orçamentária alocada no Ministério do Planejamento para a reestruturação da remuneração de cargos, funções e carreiras do Poder Executivo.

A matéria chegou à Câmara na forma de medida provisória porque o governo quer garantir seus efeitos ainda neste ano. A MP substitui um projeto de lei de teor idêntico (PL 5918/09), do Poder Executivo, que tramita na Casa.

O ministro afirma que o projeto vai aperfeiçoar e corrigir a recém publicada legislação em recursos humanos da administração pública federal (leis 11.784/08, 11.890/08 e 11.907/09), em razão principalmente de alterações feitas durante a tramitação no Poder Legislativo.

Perito médico 

A medida provisória faz modificações, por exemplo, na carreira de perito médico previdenciário do INSS. Entre outros pontos, a MP corrige um erro formal relativo à Gratificação de Desempenho de Atividade de Perícia Médica Previdenciária, que passa a ter seu valor estabelecido a partir da jornada de trabalho e não do nível, classe e padrão do servidor, como previa a lei vigente.

Em outro item, a MP restringe a incorporação da Gratificação de Apoio à Execução da Política Indigenista (Gapin) à aposentadoria dos servidores efetivos da Fundação Nacional do Índio (Funai). De acordo com o texto, a Gapin só será incorporada às aposentadorias e pensões se tiver sido recebida pelo servidor por mais de 60 meses. A modificação é feita na Lei 11.907/09.

"A medida está adequada ao que vem sendo feito na administração pública federal e corrige o disposto na lei atualmente, que possibilita ao servidor que tenha recebido a Gapin por um só dia incorporá-la na inatividade", diz Paulo Bernardo.

A proposta adapta, ainda, os requisitos de progressão e promoção das carreiras de oficial de chancelaria e assistente de chancelaria à mudança do número de classes dessas carreiras feita pela mesma lei.

Outra alteração trata das carreiras de procurador federal e de procurador do Banco Central do Brasil. Nesse caso, o texto estabelece que o ingresso nessas carreiras observe os mesmos requisitos previstos para a carreira de advogado da União e de procurador da Fazenda Nacional, em especial no que diz respeito à exigência de pelo menos dois anos de prática forense.

Tramitação 

A MP passará a trancar a pauta da Casa onde estiver (Câmara ou Senado) em 19 de março. 

Fonte: Agência Câmara

Gente de OpiniãoSábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)