Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Médico acusado de 56 crimes sexuais está desistindo da profissão



O médico Roger Abdelmassih, que responde a 56 acusações de estupro contra ex-pacientes, entregou ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) um pedido de cancelamento de seu registro.

O médico chegou a ficar preso por quatro meses no ano passado, devido às acusações, sendo libertado na véspera do Natal. A confirmação do pedido de cancelamento do registro foi feita pelo advogado de Abdelmassih, José Luis de Oliveira Lima, na tarde de ontem (28) mas não foi informada a razão da solicitação.

O registro médico de Abdelmassih já estava suspenso desde sua prisão, ocorrida em agosto do ano passado. O CRM-SP abriu 51 processos éticos contra Roger. Após deixar a prisão, ele chegou a afirmar que pretendia recuperar seu registro profissional.

Abdelmassih é acusado de estupro contra 39 ex-pacientes, mas como algumas relataram mais de um crime, há 56 acusações contra ele. Em geral, as mulheres alegam que ele tentou beijá-las ou acariciá-las quando estavam sozinhas – sem o marido ou a enfermeira presente. Algumas disseram ter sido molestadas depois da sedação.

Desde que foi acusado pela primeira vez, Abdelmassih negou por diversas vezes ter praticado crimes sexuais contra ex-pacientes. O médico afirma que vem sendo atacado há aproximadamente dois anos por um “movimento de ressentimentos vingativos”. Ele também já chegou a afirmar que as mulheres que o acusam podem ter sofrido alucinações provocadas pelo anestésico usado durante o tratamento de fertilização in vitro.

De acordo com ele, "as pacientes podem acordar e imaginar coisas”. Segundo sua defesa, ele nunca ficava sozinho com suas pacientes na clínica, estando sempre acompanhado por uma enfermeira.

Os antecedentes do caso

* Em 17 de agosto de 2009, o médico Roger Abdelmassih, especialista em tratamento para casais com dificuldades em ter filhos e famoso entre celebridades de TV, foi preso sob acusação de cometer estupros. A prisão preventiva foi determinada pelo juiz da 16ª Vara Criminal de São Paulo, Bruno Paes Stranforini, atendendo ao pedido do Ministério Público que denunciou o médico.

* A investigação, que começou em maio de 2008, foi inicialmente feita pelos promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e depois refeita pelos policiais da 1ª Delegacia da Mulher da capital. Para a polícia, as supostas vítimas disseram que o médico abusava delas enquanto elas ainda estavam sedadas. O relato mais antigo é de 1994 e há outros de 2005, 2006 e 2007.

* Em junho do ano passado a polícia concluiu a investigação e acusou formalmente o médico. Dois meses depois, a Justiça aceitou a denúncia feita pelo Ministério Público e abriu processo contra Abdelmassih. A prisão preventiva dele foi decretada em 17 de agosto.

* Depois de ficar detido no presídio de Tremembé, a 147 de São Paulo, ele obteve no STF o habeas corpus para ser libertado, na véspera do Natal. A liminar foi concedida pelo então presidente Gilmar Mendes, em período em que o STF já estava em recesso.

* A relatora do hábeas, por prevenção, é a ministra Ellen Gracie. O advogado de defesa é o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos. O processo está concluso com a relatora, no aguardo de informações que foram solicitadas e reiteradas ao STJ.

HC nº 102098

Fonte: Espaço Vital
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)