Segunda-feira, 4 de outubro de 2010 - 08h12
Ao contrário do mercado físico, onde a concorrência com os grandes pode até ser considerada desleal, as pequenas e médias empresas vão ganhando cada vez mais espaço na internet, através do marketing digital. Com uma boa campanha unida à mídia social, os empresários de menor porte estão conseguindo ganhar uma bela fatia no bolo do mercado online.
Um dos pontos fundamentais para o negócio dar certo é o atendimento. Ele é a base, a estrutura de se montar um negócio na internet. O cliente que acessa o site da empresa quer ser bem tratado e ter tudo ao seu alcance, mantendo uma relação quase que pessoal com o vendedor. Por isso, a missão é de conquistar o cliente a cada dia. Uma página de compras na internet, que não atenda aos pedidos e solicitações de seus clientes, está fadada a fechar as portas em pouco tempo.
Outro passo importante é de ter um site bem feito, apresentável, mas com layout atrativo, mas não exageradamente carregado e cheio de efeitos que de nada adiantam na hora em que um cliente acessa um sistema de busca com falhas, por exemplo.
O nome também deve ser o mais simples possível, que mostre um caráter de empreendedorismo, confiança, mas que também mostre proximidade ao cliente, que deixe claro a sua possibilidade da compra dos produtos contidos nele.
Antes de vender seu produto, o site precisa atrair o cliente e conquistar sua confiança. Para isso, é preciso focar diretamente seu público-alvo, com ações de marketing, incluindo as mídias sociais, como blogs, twitter, orkut e facebook. Se o produto a ser vendido for específico, é fundamental que ele seja bem explorado e, principalmente, bem detalhado às pessoas.
Outro grande segredo, nem tão grande assim, pois é utilizado de forma constante pelas lojas físicas, é colocar os produtos que estão no fim do estoque em promoção. Além do bom atendimento, os clientes, reais ou virtuais, adoram esse tipo de ação de marketing. Para isso, o ideal é sempre procurar parcerias com fornecedores.
Aliás, uma das grandes vantagens nas vendas online é a capacidade de oferecer produtos sem as limitações físicas. No entanto, não recomendo que você saia vendendo tudo o que achar pela internet, sem antes fazer um estudo sobre as necessidades primordiais de seu consumidor, de seu cliente.
O terceiro ponto dessa estrutura vem com os links patrocinados. Eles são a chave e a porta de entrada para o seu negócio. Bem estruturada e com um atendimento adequado, a empresa precisa do auxílio de um SEOtotalmente especializado para aparecer no Topo do Google. Uma campanha de links patrocinados feita de uma forma amadora, pode comprometer totalmente o futuro da empresa na internet, gerando reflexos e consequências, ainda, à loja física.
Esse tipo de profissional é fundamental. Pois, manter uma campanha bem feita sem links patrocinados ou ter apenas links patrocinadossem uma boa campanha, pode tornar a vida da empresa online um martírio, alongando os prazos e sofrendo uma concorrência pesada daquelas que hoje procuram pela estrutura e campanha de marketing digital efetiva.
E você? O que acha das empresas virtuais e da venda online? Entre em meu site e deixe sua opinião: www.fabiogrinberg.com.br.
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