Porto Velho (RO) sábado, 26 de maio de 2018
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Maurão e Laerte Gomes homenageiam Paulo Moraes


 

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), e o deputado Laerte Gomes (PSDB) elaboraram um Projeto de Lei que homenageia o saudoso Paulo Moraes, denominando a RO – Expresso Porto com o nome do falecido secretário de Segurança Pública do Estado, ex=vereador de Porto Velho e ex-deputado estadual.

Segundo o presidente, em todas as funções exercidas por Moraes, houve sempre muita dedicação e êxito de seus feitos. “Ele diversas vezes foi elogiado pelos seus colegas de trabalho e também foi homenageado pelo legado deixado. Ele merece essa importante homenagem da Casa”, afirmou o parlamentar.

O deputado Laerte Gomes também se pronunciou em indicação, afirmando que, pela história de serviço, o ex-secretário de Segurança preenche os requisitos necessários para receber a homenagem proposta. “Paulo Moraes foi um grande homem e contribuiu muito para a segurança pública de nosso Estado. Deixou um legado que engrandece Rondônia e merece a perpetuação de sua história com esse feito”, comentou.

Histórico

Paulo Roberto de Oliveira Moraes nasceu em Loanda, no Paraná e anos depois veio para Porto Velho. Casou-se com a ex-vereadora da capital, Sandra Moraes e teve três filhos. Formado pela Faculdade de Direito de Cruz Alta, do Rio Grande do Sul, foi aprovado em 1º lugar para o cargo de Delegado da Polícia Civil do Estado de Rondônia.

Durante sua trajetória, ele exerceu diversos cargos e também criou a Delegacia de Defesa da Mulher. Foi professor na Academia de Polícia, administrando cadeiras como Médico Legista e de investigação policial. Ao ingressar na carreira política, foi vereador eleito e reeleito na Legislatura seguinte, virando então presidente da Câmara Municipal de Porto Velho. Também foi deputado estadual, sendo eleito secretário da Mesa Diretora no período de 1997 a 2000.

Em 2003, Moraes recebeu no plenário da Câmara Municipal o título de Cidadão Honorário da capital e também uma Medalha de Mérito Forte Príncipe da Beira, por ocasião dos 28 anos de criação da Polícia Militar, que foi entregue pelo então governador de Rondônia, Ivo Cassol, a quem agradeceu por lhe confiar o cargo de secretário de Segurança do Estado.

Paulo Moraes, além desses feitos, também exerceu a presidência do Conselho de Segurança Pública do Norte (Consenor); Vogal do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública; membro efetivo do Conselho de Fronteira Oeste (Consefo); presidente do Conselho Diretor do Departamento de Trânsito (Detran); presidente do Conselho Deliberativo do Funrespol da Polícia Civil e presidente do Conselho Deliberativo do Corpo de Bombeiros.

Ele faleceu em 2015, deixando um grande legado na área de segurança pública do Estado.

ALE/RO - DECOM – Isabela Gomes / Foto: Marisvaldo José

Mais Sobre Política - Nacional

CFM divulga pesquisa do Datafolha sobre demandas da população aos políticos eleitos

CFM divulga pesquisa do Datafolha sobre demandas da população aos políticos eleitos e avaliação da saúde no Brasil

Renan avisa: ou Temer demite Parente, ou cai

Renan avisa: ou Temer demite Parente, ou cai

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) mandou um recado a Michel Temer, que assaltou o poder por meio de um golpe parlamentar e hoje é rejeitado por quase

Presidentes do CFOAB e da Seccional Rondônia se manifestam acerca da greve dos caminhoneiros no Brasil

Presidentes do CFOAB e da Seccional Rondônia se manifestam acerca da greve dos caminhoneiros no Brasil

OAB nacional chegou a divulgar nota sobre a situação vivida em todo o país

Senador Raupp: “Ninguém aguenta mais as altas dos combustíveis”

“Ninguém aguenta mais as altas dos combustíveis” diz Raupp durante entrevista