Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Marinha Raupp destaca importância do PDES para diminuir as desigualdades sociais


 Marinha Raupp destaca importância do PDES para diminuir as desigualdades sociais - Gente de Opinião

A deputada federal Marinha Raupp (PMDB) destacou nesta quinta-feira, 7, no Teatro Guaporé, em Porto Velho, a importância das discussões sobre a elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável de Rondônia (PDES), o planejamento estratégico do Governo de Rondônia, que deverá nortear os rumos do desenvolvimento estadual no âmbito socioeconômico até o ano de 2030.

 “Estou muito feliz por participar dessas audiências, porque entendo que esse momento nos faz refletir o passado, analisar o presente e projetar o futuro”.

As reuniões foram divididas em 10 regionais. A última acontece nesta quinta-feira (7) em Porto Velho. Antes foram realizadas audiências em Ariquemes, Jaru, Ouro Preto, Ji-Paraná, São Francisco, Rolim de Moura, Cacoal, Vilhena e Guajará-Mirim.

De acordo com a deputada, o planejamento estabelece metas para os próximos 15 anos, levando em conta três pilares que são: prosperidade econômica, qualidade ambiental e justiça social.

“Se nós não tivermos as ferramentas de diagnósticos e os instrumentos técnicos, não vamos diminuir as desigualdades sociais. Eu sempre preso pela participação da sociedade. Se a sociedade não participar desse momento, que o governo do estado nos oportuniza, a gente se perde”.

Marinha Raupp já tinha conhecimento do projeto e a apresentação só veio mostrar a importância da união dos poderes em prol do crescimento do estado.

“É muito importante pensar na Rondônia no presente e no futuro. O governador Confúcio Moura está de parabéns, e nós, como parlamentares também estamos à disposição para fomentar essa parceria”, afirmou a deputada

O desejo da deputada e que as ações debatidas no PDES sejam colocadas em prática, independente de governos ou atribuições partidárias, e que a população rondoniense seja colocada em primeiro plano.

 

INTEGRAÇÃO

“Vocês sabem da minha luta constante para essa integração da região do Vale do Guaporé com a região da zona da Mata. Por fazer parte da Comissão da Amazônia e acreditar nesse instrumento de trabalho que participamos de todas as audiências. Isso é importante porque é um momento de integração entre a área técnica e das experiências e potencialidade que temos em cada área do setor produtivo”, concluiu a deputada

Nas dez audiências, os trabalhos de apresentação do PDES foram conduzidos pela coordenadora técnica do PDES, Zilene Santana Silva Rabelo, com a participação do técnico da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), economista Natan Oliveira, que fez ampla explanação sobre o diagnóstico econômico do estado. 

Ontem, em Porto Velho, no encerramento das audiências, além da deputada Marinha Raupp, participaram o secretário de Planejamento, George Braga, o chefe da Casa Civil, Emerson Castro.

Emerson Castro fez questão de destacar o trabalho desenvolvido em favor do estado de Rondônia nesses mais de 20 anos de mandato.

A assessora técnica da Sepog, Ana Maria Vilar, fez um diagnóstico situacional participativo do Estado de Rondônia, o qual contempla quatro diretrizes e 28 programas.
 

PDES

O PDES é fruto do acordo de cooperação técnica entre o Estado de Rondônia e o Ministério da Integração Nacional e aponta alternativas para reduzir desigualdades e maximizar oportunidades de desenvolvimento nas diversas regiões de Rondônia. O Programa envolve grande parte dos órgãos estaduais e contam com o apoio de diversas instituições.

A construção desse instrumento de gestão estabelece o planejamento do desenvolvimento sustentável regionalizado de Rondônia com base no conhecimento da realidade local.

 

Para tanto, a participação da sociedade é fundamental para a redução de desigualdades entre as regiões, evitar desperdícios e ofertar políticas públicas eficientes e eficazes possibilitando a promoção da igualdade de oportunidades para todos os cidadãos.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)