Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

MARINA: meio ambiente requer novo acordo político



ISABEL VERSIANI - REUTERS
 
BRASÍLIA - A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva afirmou nesta quinta-feira que o andamento da agenda ambiental do país demanda um novo "acordo político" e manifestou confiança no trabalho do também petista Carlos Minc, convidado a sucedê-la pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Eu sempre brinco que é melhor um filho vivo no colo de outro do que tê-lo jazendo no seu próprio colo", disse Marina em sua primeira entrevista após ter encaminhado carta de demissão em caráter irrevogável ao presidente Lula na terça-feira.

Reiterando o tom adotado na carta, Marina disse que decidiu sair por entender não ter mais "as condições necessárias dentro do governo para continuar avançando com a agenda" ambiental.

A ex-ministra, que disse já estar falando como senadora do PT pelo Acre, acrescentou que não houve um episódio isolado que determinou sua decisão, mas citou pressões vindos dos governadores do Mato Grosso (Blairo Maggi, do PR) e Rondônia (Ivo Cassol, do PPS).

Segundo Marina, ambos estavam insatisfeitos com decisão do Conselho Monetário Nacional deste ano de dificultar o acesso a crédito bancário para produtores de regiões desmatadas, medida considerada umas das principais conquistas pelos ambientalistas.

"Há um tensionamento muito forte vindo do Mato Grosso e de Rondônia em relação às medidas que foram tomadas", afirmou a ex-ministra.

Ela negou que a indicação do ministro Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos) para dirigir o recém-lançado Plano Amazônia Sustentável (PAS) tenha sido determinante, apesar de admitir não ter sido consultada sobre o assunto pelo presidente Lula.

Marina destacou como principais desafios da agenda ambiental daqui para a frente evitar retrocessos em questões como a exigência do CMN e a criminalização de toda a cadeia produtiva em que haja envolvimento com desmatamento.

A questão ambiental requer uma "qualificação", disse a senadora.

"Com certeza, essa requalificação é feita mantendo, como disse o próprio presidente, tudo o que já temos e acrescentando aquilo que precisamos em relação à dinâmica mais difícil e complexa de desenvolvimento sustentável."

Ela acrescentou que Minc é "comprometido com a causa, um ambientalista que todos nós respeitamos".

RIO MADEIRA

Ao listar as medidas tomadas ao longo dos últimos cinco anos por seu ministério, Marina defendeu o processo de concessão de licença ambiental para as usinas hidrelétricas do rio Madeira.

"A demora não é porque se estava enterrando (o projeto), mas porque se queria fazer as coisas com eficiência", afirmou.

Marina também listou como conquistas as alterações feitas ao projeto de transposição das águas do rio São Francisco e admitiu ter tido "discussões acaloradas" com o ex-ministro da Integração Nacional Ciro Gomes sobre o assunto.

A sua saída do governo não deve ser computada como derrota, afirmou, e pode ter contribuído para chamar atenção para a importância de não se retroceder na agenda ambiental.

"O ato talvez já tenha virado um bom fato".

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)