Quinta-feira, 31 de março de 2016 - 06h40
Integrante da Comissão Especial que analisa o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, a deputada Mariana Carvalho (PSDB – RO) participou nessa quarta – feira, 30, da primeira audiência pública do colegiado.
Durante a sessão, os autores da denúncia contra a chefe do Executivo, o ex-ministro da Justiça Miguel Reale e Janaína Paschoal prestaram depoimento.
O fundador do PT, Hélio Bicudo, que também assinou o documento denunciando a petista não compareceu à sessão. Ele foi representado por sua filha, Maria Lúcia.
Os juristas são autores da denúncia que deu início ao processo de impeachment de Dilma. Ambos acusam a presidente de infringir a lei brasileira em ao menos três situações: na prática das chamadas pedaladas fiscais, já condenada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), na edição de decretos financeiros sem a autorização do Congresso, o que é proibido, e no comportamento "omisso-doloso" de Dilma diante do escândalo do petrolão.
Aos parlamentares, o ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior e a advogada Janaína Paschoal acusaram a presidente da República de recorrer a expedientes que configuram tanto o crime de responsabilidade quanto crimes comuns ao maquiar os cofres públicos e fazer promessas durante a campanha eleitoral que, por causa do déficit fiscal, não poderiam ser cumpridas.
"Crime não é apenas pôr a mão no bolso do outro e tirar dinheiro. Crime também é eliminar as condições desse país de ter desenvolvimento, cuja base é a responsabilidade fiscal", declarou Reale Júnior.
"Eu tenho visto várias frases que dizem que impeachment sem crime é golpe. Essa frase é verdade. A questão é que estamos diante de um quadro que sobram crimes de responsabilidade", disse a advogada Janaína Paschoal.
Para Mariana Carvalho, o depoimento dos juristas apenas reforçou o que toda sociedade brasileira já sabe no que tange aos erros cometidos pela gestão petista.
“É lamentável que enquanto a população brasileira sofra com a inflação em alta, aumento do desemprego e a crise do Brasil se agravando, a presidente tente passar uma imagem de normalidade”, criticou a tucana.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)