Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Mariana Carvalho integra Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional



A deputada Mariana Carvalho (PSDB - RO) integra a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. Mariana Carvalho integra Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional - Gente de Opinião

Criado em 1936, o colegiado presidido pelo deputado Pedro Vilela (PSDB – AL) tem entre suas principais atribuições, a análise de projetos de lei, tratados internacionais e outras proposições referentes às áreas de defesa e de política externas brasileiras.

Compete-lhe, ainda, o acompanhamento e a fiscalização das ações administrativas exercidas pelo Poder Executivo em tais áreas, nos termos estabelecidos pela Constituição Federal.

Mariana faz parte da subcomissão permanente para acompanhar projetos estratégicos das Forças Armadas e Aspectos Relacionados às Fronteiras Brasileiras. “Como representante de Rondônia, acho superimportante ocupar esse espaço já que o nosso estado está localizado numa área de fronteira”, analisou a tucana.

Segundo ela, o presidente da comissão Pedro Vilela tem como meta construir uma pauta de consenso com os demais parlamentares, porém priorizar alguns temas como as relações do Brasil com o Mercosul.

“Estamos muito confiantes no sucesso dos trabalhos da comissão”, declarou a congressista, destacando que o tucano José Serra no Ministério das Relações Exteriores também está empenhando em realizar um importante trabalho pelo Brasil.

No ano passado, presidida pela deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), a comissão realizou 34 reuniões deliberativas, nas quais foram aprovadas 90 proposições, incluindo projetos de lei, mensagens e projetos de decreto legislativo. Também foram promovidas 32 audiências públicas.

Entre as propostas analisadas destacaram-se os acordos celebrados entre os países do Bloco dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), referentes ao Arranjo Contingente de Reservas e ao Novo Banco de Desenvolvimento; o Acordo de Defesa da Concorrência do Mercosul; e os acordos de cooperação tributária para a implementação da Lei de Conformidade Fiscal de Contas Estrangeiras (Fatca) e de cooperação em matéria de Defesa – ambos com os Estados Unidos.

No campo da diplomacia parlamentar, a comissão recebeu visitas de embaixadores e delegações de 70 países, de todos os continentes. Nestas ocasiões, os integrantes da comissão buscaram estreitar as relações de cooperação e de amizade entre os parlamentos e a ampliação dos Grupos de Amizade que facilitam a tramitação de temas pelos governos, em especial os de grande relevância.

Fonte: João Albuquerque

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)