Sexta-feira, 23 de outubro de 2015 - 12h19
Presidente da CPI dos Crimes Cibernéticos, a deputada Mariana Carvalho (PSDB – RO) defende que crianças e adolescentes sejam orientados para usar a internet.
A parlamentar faz o alerta com base em dados de uma pesquisa do Comitê Gestor da Internet que aponta dados preocupantes sobre a vulnerabilidade desse público na rede de computadores.
De acordo com a consulta, cresceu o acesso por meio de dispositivo móvel da faixa de 9 a 17 anos, revelando que 57% acessam do próprio quarto sem a supervisão dos pais, enquanto 79 % têm perfil nas redes sociais.
Com essa exposição, os internautas podem ser abordados por adultos com intenções criminosas, inclusive se passando por crianças com perfil falso, aumentando dessa forma os casos de pedofilia.
O Brasil é atualmente um dos países campeões na produção de imagens de crianças e adolescentes destinadas para a prática desse crime, segundo a congressista que se mostrou preocupada com o aumento do número de casos de exploração sexual contra crianças e adolescentes.
Diante dessa realidade, a CPI passou a ter uma sub - relatoria exclusivamente para tratar dessa questão, embora o colegiado tenha sido instalado para apurar crimes financeiros.
Em setembro de 2014, a operação IB2K da Polícia Federal, desarticulou uma quadrilha suspeita de desviar pela internet mais de R$ 2 milhões de correntistas de vários bancos, utilizando parte desse dinheiro na compra de armas e drogas.
“Não estamos defendendo a censura na internet, até porque lutamos pela liberdade de expressão, mas não podemos deixar que o mundo virtual se torne um espaço sem lei com criminosos impunes, e ainda fazendo como vítimas crianças e adolescentes indefesos”.
Mariana Carvalho destacou que a sociedade deve ficar mais vigilante em relação a esse tema, inclusive o setor educacional.
Na visão da deputada, que integra a Comissão de Educação da Câmara, é importante que crianças e os adolescentes sejam orientados sobre o uso correto da internet. “Essa orientação deve começar dentro da própria sala de aula”, concluiu.
Fonte: João Albuquerque
Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d
O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do