Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Mariana Carvalho defende instalação delegacias especializadas em crimes cibernéticos


 
Presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que apura crimes cibernéticos, a deputada Mariana Carvalho (PSDB – RO) avalia que a população brasileira é mais vulnerável a delitos virtuais porque o Brasil é recordista no uso da internet.Mariana Carvalho defende instalação delegacias especializadas em crimes cibernéticos - Gente de Opinião

“Nossa população passa o dobro do tempo na rede em relação ao de outros países,” destacou a congressista que vem se dedicando a esse tema com objetivo de apresentar propostas para se coibir os graves delitos no mundo digital.

Ela voltou a cobrar a instalação de delegacias especializadas nesses crimes, conforme prevê o marco civil da Internet,pois, na sua opinião é necessário fechar o cerco aos criminosos.

A tucana fez essa observação durante audiência pública que o colegiado realizou nesta segunda – feira, 5, em Natal, sendo a primeira reunião da CPI fora de Brasília.

O evento que aconteceu na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte foi solicitado pelo deputado Rafael Motta (Pros – RN), sub – relator dos direitos das crianças e dos adolescentes na CPI.

Para justificar o seu pedido, ele apresentou os recorrentes casos de pedofilia no Rio Grande do Norte descobertos em operações da Polícia Federal. O parlamentar ressaltou que crianças e adolescentes do Norte e Nordeste do Brasil são principais vítimas de pornografia infantil.

"Estados do Norte e Nordeste, especificamente Rondônia, Acre e Rio Grande do Norte, têm sido os geradores dessas imagens de exploração dessas crianças, porque é a demonstração de que o crime de exploração sexual dessas crianças está sendo cometido. O Rio Grande de Norte e outros estados com altíssima vulnerabilidade social são alvos frequentes desses criminosos."

O juiz federal Mário Azevedo Jambo, que atua nessa área no Rio Grande do Norte, sugeriu à CPI que encontre formas de criminalizar atos preparatórios, que são mecanismos técnicos que identifiquem atos que são inerentes à pedofilia ou ao crime cibernético para serem considerados crimes. “Hoje, a Justiça não pune", afirmou Jambo.

O delegado-chefe do Núcleo de Inteligência da Superintendência Regional da Policia Federal do Rio Grande do Norte, Márcio Tenório Wanderley, disse que as investigações mostram que o perfil do criminoso é de pessoas mais velhas, bem estabelecidas, resolvidas profissionalmente e com famílias bem estruturadas.

O delegado-chefe da Delegacia Regional de Investigação e Combate ao Crime Organizado (DRCOR) da Superintendência Regional da Polícia Federal do Rio Grande do Norte, Rubens Alexandre de França, afirmou que a PF já tem estrutura para lidar com esses crimes, tanto em Brasília, como em suas superintendências, mas a Polícia Civil ainda não tem.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)