Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Manifesto da Articulação Brasileira de Combate à Corrupção e à Impunidade



A corrupção é uma realidade tristemente presente na vida cotidiana dos brasileiros. Poucos são os dias em que os jornais não noticiam novas denúncias e investigações sobre atos de corrupção de políticos, funcionários e empresários, pelo país afora, na administração de recursos públicos ou como resultado da promiscuidade entre interesses públicos e privados. Esse problema não é somente brasileiro, e tem se agravado em muitos países do mundo. Muitas medidas são tomadas para coibir a corrupção mas o sentimento generalizado é de que a impunidade prevalece, pelo menos no Brasil. 

Em acréscimo a isso, em nosso país a corrupção tende a ser considerada natural, como se fosse crônica e incurável, com a qual estamos obrigados a conviver, embora a maioria do povo brasileiro não aceite a corrupção e mesmo se revolte com o que vê e ouve. Mas, alimentada pela exemplaridade negativa de muitos dos responsáveis políticos do Brasil e do mundo, ela tende a se consolidar como uma cultura, fixando anti-valores e moldando comportamentos em todos os níveis e setores da sociedade brasileira. 

É nessa cultura que se apóiam os atos de corrupção que é preciso eliminar da prática administrativa, política e empresarial e da vida cotidiana em nosso país, desde a prática individual de cidadãos isolados até as atuações organizadas de corporações e governos a qualquer nível. Torna-se por isso fundamental superá-la. 

Os signatários deste Manifesto convidam portanto seus concidadãos a reagir, antes que a doença real da corrupção destrua nosso organismo social. 

Para isso construíram a “Articulação Brasileira de Combate à Corrupção e à Impunidade”, com o apoio da organização “Transparência Internacional”. Ela associa, em rede, pessoas, entidades e organizações da sociedade brasileira e está aberta à participação de todos que compartilhem seus pontos de vista. 

A ABRACCI, além de sua atuação específica, apoiará e reforçará todos os esforços de combate à corrupção e à impunidade desenvolvida pelos seus membros e pelos que lançarem iniciativas com esse objetivo. 

Os signatários deste Manifesto declaram seu compromisso com a implementação da missão da Articulação, promovendo as mudanças necessárias em seu relacionamento com os temas da corrupção, da impunidade e da transparência, no desenvolvimento de atividades externas de monitoramento, capacitação, promoção legislativa e pesquisa, assim como internamente, pela ampla disponibilização de informações, prestações de contas e abertura quanto a dados, contratos, e projetos sob sua responsabilidade. 

Primeiros signatários: 

Comissão Brasileira de Justiça e Paz, Instituto Ethos, Associação para o Desenvolvimento para Intercomunicação (ADI), Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Instituto Ágora, Amarribo, INESC, Ministério Público Democrático (MPD), Avina, Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), Voto Consciente, Artigo 19, Movimento Nossa São Paulo. 

Signatários a partir do lançamento realizado no FSM 2009: 

Entidades: Associação Filantrópica Magnifi8cat; Sindicato dos Servidores de Educação; Paróquia Nossa Senhora da Imaculada conceição; CEERT/SP; ONG Moral; Movimento Permanente pela Ética- Natal-RN; Força Tarefa-Piauí; UEPe Ong Aracati ;Transparência Capixaba. 

Adesão individual: Izabela do S. Santos ( servidora pública) ; Miguel Marcio de Souza (estudante); Airlis dos S. Duarte( servidora publica); Luciana A. Nascimento (estudante); Sofia Gomes da Silva ( servidora pública) José Carlos Ribeiro Machado; Maria Dineide Cunha Feio; Domingos Sávio Alves de Campos; Silvia Barbosa (professora) 

Lançado no Fórum Social Mundial Belém, 29 de janeiro de 2009. 

Visite o site da ABRACCI : abracci.ning.com   
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)