Terça-feira, 19 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Manifestação em São Paulo já reúne 30 mil pessoas


Daniel Mello*
Agência Brasil

São Paulo – A manifestação na capital paulista já reúne cerca de 30 mil pessoas, conforme cálculo da Polícia Militar. O protesto concentra-se principalmente no percurso da Avenida Paulista até o Parque Ibirapuera, mas há também manifestações na Avenida 23 de Maio, na altura da Rua Tutóia, e na Rodovia Castelo Branco, nos dois sentidos, no km 22. Os atos são pacíficos.

Na Avenida Paulista, a manifestação está dividida em dois blocos distintos: em um deles, as pessoas protestam contra os partidos políticos, a corrupção e os gastos excessivos com obras da Copa do Mundo. Nesse grupo, os manifestantes gritam palavras de ordem contra a presidenta Dilma Rousseff, o prefeito Fernando Haddad e o ex- presidente Luís Inácio Lula da Silva e pedem mais recursos para a educação e saúde, além de hostilizar os partidos políticos.

O segundo grupo, encabeçado pelo Movimento Passe Livre (MPL), pede “tarifa zero” para o transporte público. Esse bloco inclui também representantes dos movimentos estudantis, de partidos como o PSTU e o PSOL, do movimento gay e da Central de Movimentos Populares. Não é possível saber qual dos dois grupos tem mais participantes.

Na manifestação de hoje, o MPL comemora a revogação do aumento nas tarifas do transporte público na capital e lembra as pessoas que estão presas ou sofrem processo criminal pela participação nos protestos anteriores.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e o governador do estado, Geraldo Alckmin, anunciaram ontem (19) a revogação do aumento das tarifas do transporte público. Com isso, o valor caiu de R$ 3,20 para R$ 3. A decisão vale para ônibus que circulam dentro do município, trens e metrô. Apesar de a revogação já estar valendo, há necessidade de um período de até cinco dias para que os leitores de passagem sejam ajustados.

O anúncio ocorreu um dia após a sexta manifestação contra o aumento das tarifas em São Paulo. O ato reuniu milhares de pessoas e concentrou-se em frente ao prédio da prefeitura e na Avenida Paulista. Alguns dos presentes à manifestação tentaram invadir, sem sucesso a prefeitura, depredaram o prédio e entraram em conflito com a polícia.

*Colaborou Bruno Bocchini

Gente de OpiniãoTerça-feira, 19 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Gente de Opinião Terça-feira, 19 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)