Sábado, 22 de março de 2008 - 22h31
Tanto a história do Japão quanto a da vinda dos imigrantes daquele país para o Brasil estão em dois livros de mangá lançados nesta semana.
O primeiro, "História do Japão em Mangá", foi lançado inicialmente em 1995, para comemorar o Tratado de Amizade Brasil-Japão, mas recebeu uma versão ampliada neste ano. Ele retrata a origem do Japão; a abertura dos portos a nações estrangeiras; a destruição causada pelas duas guerras mundiais; os esforços feitos nos períodos pós-guerra; a influência da China; e o surgimento do xintoísmo e do budismo, entre outros assuntos.
Já "Banzai! História da Imigração Japonesa no Brasil" mostra a saída do Kasato Maru do porto de Kobe (Japão) com destino ao porto de Santos (litoral de São Paulo), em 1908, e todas as dificuldades pelas quais aqueles primeiros imigrantes passaram, como as longas jornadas de trabalho.
O desenhista responsável pelo segundo projeto é Julio Shimamoto, 69, o Shima. Filho de imigrantes, ele morou em diversas cidades do interior de São Paulo antes de começar a desenhar e fazer carreira. Ele mora no Rio desde os anos 70.
O jornalista Francisco Noriyuki Sato, que coordenou o projeto, conta que foi difícil convencer Shimamoto a aceitá-lo. "Foi difícil, mas consegui convencê-lo, pedindo para ele fazer esse sacrifício em homenagem aos nossos pais e avós, e para que pudéssemos deixar a nossa história para as futuras gerações."
Sato afirma que os personagens dos livros não têm olhos grandes para que ficassem mais próximos da realidade que da caricatura.
Fonte: Folha de São Paulo
Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d
O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do