Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Mangabeira pede apoio à bancada da Amazônia para MP da Regularização Fundiária


 
O Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, reuniu-se nesta quarta-feira (11) com os parlamentares da região amazônica para pedir apoio à aprovação da Medida Provisória (MP) nº 458 envida ontem ao Congresso Nacional, que trata da regularização fundiária em  áreas da União, na Amazônia Legal e para apresentar os  principais desafios para a promoção do desenvolvimento sustentável e includente na região.

Pela MP serão passíveis de regularização as terras discriminadas, arrecadadas e registradas em nome da União entre as devolutas situadas nas áreas declaradas de interesse à segurança e ao desenvolvimento nacionais; remanescentes de núcleos de colonização ou de projetos de reforma agrária que tiverem perdido a vocação agrícola e se destinem à utilização urbana; as registradas em nome do INCRA, entre outras.

 Conforme o ministro, a regularização fundiária tem que ser a prioridade das ações, visto que sem ela, observou “nada mudará na Amazônia”. Para tanto, serão efetivadas três linhas de ação: a primeira é a simplificação das regras e procedimentos de regularização fundiária, sendo que os terrenos da União de até 100 hectares serão regularizados por meio de doação e aqueles entre 100 e 400 hectares terão a venda subsidiada.

Já os terrenos entre 400 e 1,5 mil hectares, será levado em conta o preço de mercado sem licitação. Para aqueles entre 1,5 mil e 2,5 mil hectares vai continuar tendo licitação e, para terrenos maiores de 2,5 mil hectares, será necessária autorização do Congresso Nacional. A segunda ação será a organização de um grupo interministerial para acompanhar todas as etapas do plano; e terceiro, a criação de logísticas para superar o isolamento da Amazônia. Nesse sentido serão necessários investimentos em aviação regional, ampliação da navegabilidade de rios  e  a criação de estrada vicinais.

O Coordenador da Bancada de Rondônia, deputado Eduardo Valverde (PT) frisou que o grande problema com relação aos problemas de transportes, sobretudo o aéreo é de ordem regulatória. Muitas companhias aérea por conta da baixa capacidade de carga e passageiros, acabam extinguido gradativamente vôos na região, como aconteceu com o município de Costa Marques.

Em resposta a essa demanda, Mangabeira disse que a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República vai criar um programa de estímulo à aviação regional com a abertura de linhas aéreas domésticas com baixo e médio potencial de tráfego e a construção de uma rede de transporte hidroviário.

Valverde lembrou também da necessidade do ministério se integrar ao Plano de Desenvolvimento Regional, já abraçado pelos Ministérios da Integração Nacional e Meio Ambiente. Esse plano ressaltou o deputado, visa o desenvolvimento sustentável, no entrono das obras de construção das hidrelétricas do Madeira (Santo Antônio e Jirau),e a mitigação dos efeitos ambientais.

Fonte: Leila Denise

Gente de OpiniãoDomingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)