Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Mais rigor nos contratos do serviço público com empresas privadas


 
Está pronto para votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) projeto do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) destinado a impedir que a administração pública efetue pagamento a empresa responsável por irregularidade trabalhista ou fiscal. O projeto (PLS 134/09) tem parecer favorável do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), com emendas.

A lei que Valadares pretende alterar é a que normatiza as licitações e contratos da administração pública (lei 8.666/93). O senador quer acrescentar, entre as cláusulas dos contratos administrativos, a possibilidade de retenção do pagamento, caso a empresa contratada esteja irregular com a Seguridade Social, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e a Fazenda Pública, no valor necessário à liquidação dos débitos que tiver, salvo se houver questionamento administrativo ou judicial pendente.

Na justificação do projeto, Valadares argumenta que é contrário ao interesse da população que o poder público efetue pagamento a um particular, a título de contraprestação contratual, mas ao mesmo tempo seja credor desse particular. Ele argumenta que os créditos previdenciários, do FGTS e os devidos à Fazenda Pública se destinam a atender a coletividade, o que justifica a concessão de poderes à administração pública para fazer a compensação forçada.

O autor do projeto também afirma que o Tribunal de Contas da União (TCU) já entende que essa retenção de valores deve ser realizada, entretanto, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) a considera ilegal, por caracterizar uma forma de sanção não prevista em lei. Para Valadares, é necessário mudar a Lei das Licitações para evitar questionamentos judiciais sobre a viabilidade da retenção desses valores pelo poder público. 

Teresa Cardoso / Agência Senado

Gente de OpiniãoSábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)