Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Mais de 1 milhão de pessoas precisam de próteses


Isabela Vieira
Agência Brasil

Brasília - Em 2006, 250 mil pessoas receberam próteses ou órteses, de acordo com o Ministério da Saúde. Entretanto, dados do próprio ministério revelam que mais de 1 milhão de pessoas no Brasil ainda não conseguiram ter acesso a esses equipamentos. Próteses são aparelhos que substituem ossos ou cartilagens e órteses, equipamentos externos que ajudam o paciente a superar alguma dificuldade ou deficiência (palmilhas, cadeiras de rodas e aparelhos auditivos, por exemplo). O fornecimento de próteses e órteses pela rede pública de saúde está previsto no Decreto 3.298 de 1999.

A expectativa do ministério é de que a atual demanda aumente nos próximos três anos. No período, o Sistema Único de Saúde (SUS) deve atender mais de 1 milhão de pacientes.

Muitos dos pacientes com artrite (reumatismo) precisam de próteses. A doença desgasta e inflama as articulações tirando a mobilidade do corpo. Em alguns casos, para ter de volta os movimentos é necessário implantar aparelhos em vários membros, como é o caso da professora aposentada Maria Francisca Vale.

Ela usa próteses nos ombros, no quadril e está prestes a colocar mais duas nos joelhos. Paciente do Sistema Único de Saúde no Rio Grande do Norte, ela conta com os equipamentos, implantados por meio de cirurgia, há 11 anos. Alguns, como as próteses dos ombros precisam ser trocadas, pois, só deveriam durar sete anos. “Mas a dor e o processo da cirurgia são tão complicados e dolorosos que tenho medo de voltar ao médico”, disse Maria Francisca que também é diabética.

Hoje, ela mal consegue andar e passa a maior parte do dia sentada. Para tomar banho, fazer comida e cuidar de três filhos conta com a ajuda de órteses como a muleta, a cadeiras de rodas e a de assento, com as quais gastou mais de R$ 500 nos últimos cinco anos.

Além de pacientes com artrite, também precisam de próteses – neste caso de uso externo – ou órteses sob medida pessoas com braços ou pernas amputadas em virtude de doenças como diabetes, tabagismo ou de algum tipo de acidente. Esse também é o caso das pessoas que nasceram com deficiência e têm o direito de receber cadeiras de rodas, calçados ortopédicos e aparelhos auditivos.

Mesmo assegurado em lei, o acesso a esses aparelhos não é tão simples. O presidente do Grupo de Pacientes Artríticos de Goiás, Fábio dos Reis Fonseca, conta que a maioria das pessoas que procura a associação está na fila há muito tempo. “A espera pode chegar há três anos aqui.”

Do Amazonas, a presidente do Grupo de Pacientes Artríticos, Maria Rita Duarte, diz que lá a fila é de um ano e seis meses.

A demora pode estar relacionada à deficiência dos serviços de reabilitação nos estados, justifica a coordenadora da área de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, Érika Piasaneschi. “O problema pode ser a estruturação do serviço. O dinheiro é repassado, mas são os estados que definem suas prioridades”, disse.

Ela afirma também que entre os motivos da demanda de 1 milhão de pacientes não atendidos está o desconhecimento da população sobre os serviços de reabilitação e o fornecimento dos equipamentos.

Além da dificuldade para se conseguir uma prótese ou órtese no Brasil, o presidente da Associação Brasileira de Ortopedia Técnica (Abotec), o médico Henrique Grego Maia, levanta outro problema: sem as adaptações necessárias e sem dinheiro para pagar pela manutenção dos aparelhos, que podem custar até R$ 4 mil, 60% dos pacientes abandonam as próteses de uso externo, principalmente a de braços e pernas.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)