Domingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

MAB protesta no Ministério de Minas e Energia


Na manhã desta quinta-feira (15/03), manifestantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) estão protestando em frente ao Ministério de Minas e Energia, na Esplanada dos Ministérios. Com a ação, o Movimento exige o cancelamento de Belo Monte e cobra a renovação das concessões do setor elétrico que vencem nos próximos anos.

O MAB é contra a privatização do setor elétrico, que corre o risco de se aprofundar se não forem renovadas as concessões pertencentes às estatais que vão vencer a partir deste ano. Essa luta é em articulação com os trabalhadores do setor.

Além disso, o objetivo do Movimento é pressionar o governo a atender a pauta dos atingidos, em especial a necessidade da criação de um órgão voltado especificamente para efetivar os direitos dos atingidos por barragens, com aporte de recursos que permita ao Estado o pagamento da dívida histórica com a população atingida.

Entre outros pontos da pauta, o MAB cobra do governo o desenvolvimento de uma metodologia para a realização do diagnóstico da dívida social do Estado Brasileiro com os atingidos, com o estudo, levantamento e cadastramento das famílias em todas as regiões do Brasil, para a devida reparação e a liberação dos recursos junto à Eletrobras necessários para o “Programa capacitando atingidos por barragens para desenvolver ações em tecnologias sociais na produção de alimentos saudáveis e energias alternativas”.

Os integrantes do MAB estão mobilizados em Brasília desde terça-feira (13). Ontem (14), após fazer um ato político contra a privatização do setor elétrico na Câmara dos Deputados, o MAB permaneceu em vigília em frente ao Palácio do Planalto para cobrar avanços na pauta com o governo. A expectativa é obter resultados concretos nessa quinta-feira. As ações acontecem em todo o Brasil, é a Jornada Nacional de Lutas em comemoração ao Dia Internacional de luta contra as barragens, pelos rios, pela água e pela vida, cuja data foi celebrada ontem, 14 de março.

Fonte: Elisa Estronioli
 

Gente de OpiniãoDomingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

Os integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovaram, nesta quinta-feira (26), a

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Gente de Opinião Domingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)