Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Lula transfere seis milhões de hectares de terras da União para Roraima



Yara Aquino
Agência Brasil 
 
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou ontem (28) um decreto transferindo seis milhões de hectares de terras da União para o estado de Roraima. O total corresponde acerca de 25% do território do estado, de acordo com o governador José de Anchieta Júnior.

Para tornar oficial a transferência dessas terras da União para Roraima, amanhã (29) será publicada no Diário Oficial da União uma medida provisória, que permitirá ao governo transferir terras da União para o estado, o que não é permitido atualmente pela legislação, a não ser para fins de reforma agrária. Em seguida, o Incra fará um geo-referenciamento, ou seja, um estudo e mapeamento da área para definir que área pode ser ocupada por agricultura, qual por pecuária etc. Só então será feito um decreto com essas definições.

O governador negou que a transferência seja uma compensação pela questão da Terra Indígena Raposa Serra do Sol. "São questões distintas, não há compensação nenhuma. A questão indígena está sendo resolvida no nível judicial, está no Supremo Tribunal Federal [STF]. Esse ato aqui é administrativo, e foi conduzido pelo governo federal e o governo do estado".

Em discurso, durante a assinatura do decreto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também tocou na questão da terra indígena e disse que o governo federal estava em dívida com o estado de Roraima. "Nós estávamos em dívida com Roraima desde a celeuma de Raposa Serra Sol", reconheceu o presidente da República.

Lula disse ainda que espera que, em breve o STF tome uma decisão final sobre a terra indígena. "Espero que dentro em breve tenha uma decisão final".  No próximo mês deverá ser retomado o julgamento da constitucionalidade da demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, iniciado e interrompido duas vezes em 2008.

Segundo o governador José de Anchieta, as terras transferidas hoje podem ser uma opção para as pessoas que devem desocupar a terra indígena, inclusive aquelas que plantavam arroz na área da reserva, conhecidos como arrozeiros. "Estas terras serão também uma opção para que as pessoas que saíram e sairão de Raposa Serra do Sol venham ocupar essas terras, é o caso dos arrozeiros".    

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)